construção de passeio público
Em diversos trechos da rua Ervino Kuhn foi construído passeio público por meio da parceria entre a Prefeitura e os moradores (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

Criado em abril de 2018, durante o governo do prefeito Carlos Bohn e do vice-prefeito Arly Stöhr, o Flecha, o Programa Municipal de Construção de Passeio Público já garante um novo visual para a área urbana de Mato Leitão. Por meio da iniciativa, já foram construídos 7.879,72 metros quadrados de calçada em diversas ruas do município que já são pavimentadas.

De acordo com Bohn, a iniciativa consiste em uma parceria entre a Prefeitura e os moradores. “Parte do interesse dos moradores. Eles se organizam e encaminham um requerimento na Prefeitura”, explica. Depois desse protocolo, a arquiteta do Município faz um projeto para a obra ser feita e informa os moradores sobre os materiais que precisam ser comprados e a quantidade de cada um deles.

Assim, os moradores ficam responsáveis por adquirir os itens necessários para a construção da calçada e a Prefeitura, além de elaborar o projeto, executa a obra a partir do maquinário e da mão de obra dos servidores da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito. Esse trabalho inclui desde os serviços de máquinas até a colocação dos bloquetos.

Facilidade para construir passeio público

O prefeito da Cidade das Orquídeas relata que o programa foi criado porque se percebia a necessidade de construção de passeio público e com o objetivo de facilitar a realização dessas obras. “Em praticamente todas as Administrações se construiu asfalto, mas nunca se focou em concluir essas obras com passeio público, que é importante para o aspecto visual, de segurança e valorização dos imóveis. Hoje, sem dúvida, o município passou para outro patamar de desenvolvimento em termos de infraestrutura”, avalia. Ele ainda menciona que esse avanço é um somatório de diversas ações realizadas em Mato Leitão.

A proposta para a implementação do programa partiu da Administração Municipal e recebeu boa aceitação dos moradores. O chefe do Executivo observa que para criar a iniciativa foram pesquisados vários exemplos. “Tinha que se achar formas de fazer isso de acordo com a nossa realidade. Se buscou conhecimento, a forma legal de se fazer isso e se criou a legislação municipal”, esclarece. Bohn também comenta que municípios da região e de fora já entraram em contato para saber como esse projeto funciona e, em algumas ocasiões, utilizam a legislação da Cidade das Orquídeas para ter conhecimento a respeito do assunto.

Continuação

Desde que foi criado, o Programa Municipal de Construção de Passeio Público praticamente não parou. Segundo Carlos Bohn, o trabalho de execução das obras é incluído na programação de serviços existente na Secretaria de Obras e é executado paralelamente a outras atividades. De acordo com ele, essa iniciativa garante mais economia para os moradores e também é benéfica para a Prefeitura, que consegue aproveitar as máquinas e a mão de obra que já dispõe.

O objetivo de Bohn e Flecha é, neste mandato, dar continuidade ao programa municipal e conseguir ter passeio público em todas as ruas que já têm asfalto. “Depende do interesse dos moradores. Essa é a nossa proposta”, observa. O prefeito ainda salienta que esse tipo de programa, aliado a busca de recursos de emendas parlamentares e programas federais e estaduais, é uma forma de realizar investimentos no município.

Além de avançar na construção de passeio público, a Administração Municipal pretende buscar recursos para asfaltar algumas ruas do Centro e pavimentar estradas no interior, no formato da cancha ser preparada pela equipe da Secretaria de Obras, o que também garante economia para os cofres municipais. “Esse programa deu tão certo, que criamos, ano passado, um programa para pavimentação de ruas. Ainda não se fez nenhuma, mas, provavelmente, vamos retomar isso a partir do momento que moradores encaminharem o pedido”, acrescenta.

A conselheira tutelar, Adriana da Silva, 36 anos, e a comerciante, Sirlei Uhri, 51 anos, que residem na esquina das ruas Ervino Leopoldo Kuhn e Martin Henckes aprovam o programa municipal. Elas acham que essa é uma ótima proposta, em especial porque deixou mais em conta a construção de passeio público para os moradores, que não precisam pagar pela mão de obra.

Além de ter deixado o local mais bonito, o que valoriza o imóvel, elas avaliam que melhorou a segurança. “Já tinha o asfalto, mas faltava o passeio”, comentam. Por essa razão, elas acreditam que o programa deve ter continuidade. Elas também relatam que a construção de passeio público no Acesso 20 de Março e na rua Cônego Pedro Henrique Vier ajudaram no embelezamento da cidade.

LEIA MAIS: Incentivos industriais são oportunidades para abertura e ampliação de empresas, em Mato Leitão

Avançar Cidades

• Ainda na área de infraestrutura urbana da Cidade das Orquídeas, soma-se ao Programa Municipal de Construção de Passeio Público as obras executadas pelo programa Avançar Cidades, do Governo Federal. Por meio dessa iniciativa, foram construídos 3.947,76 metros quadrados de passeio público em cinco trechos de ruas centrais – um na Santa Inês, dois na Otto Bugs, um na João Bohn Filho e um na Pedro Léo Adams.

Concluído passeio público entre o Centro e a RSC-453

Mais um projeto de infraestrutura urbana foi concluído em Mato Leitão. Agora, o Acesso 20 de Março, a partir do pórtico na RSC-453, e trechos da rua Cônego Pedro Henrique Vier, contam com passeio público. “Além de mudar o aspecto visual da cidade esse projeto é importante para a segurança de pedestres e condutores de veículos. Entendemos ser muito necessário focar em obras deste porte”, destaca o prefeito Carlos Alberto Bohn.

Entre o pórtico e o Centro foram construídos mais de 8,8 mil metros quadrados de passeio público. Essas obras estão interligadas com a Avenida Alfredo Pilz, que soma outros 3.650,22 metros quadrados. No total, essas obras de passeio público envolvem mais de 12,4 mil metros quadrados.

construção de passeio público
Construção de passeio público no Acesso 20 de Março e em trechos da rua Cônego Pedro Henrique Vieira mudou o visual da entrada da cidade (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

A última etapa foi concluída recentemente pela empresa Cimentec Indústria e Comércio de Artefatos de Cimento em um dos lados da rua Cônego Pedro Henrique Vier, entre a esquina do Posto Mate Amargo e o cemitério evangélico. “Somadas com as obras de pavimentação asfáltica em ruas, incentivos para instalação e ampliação de empresas, colocamos o Município em outro patamar na infraestrutura e desenvolvimento”, reforça Bohn. (Fonte: AI Prefeitura)

LEIA MAIS

Incentivos industriais são oportunidades para abertura e ampliação de empresas, em Mato Leitão