O Verde é Vida, programa permanente de ação socioambiental e educação rural, mantido pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em parceria com escolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, foi homenageado na noite de ontem, 30 de agosto, pela Câmara de Vereadores de Venâncio Aires/RS. A proponente foi a vereadora Sandra Helena Wagner, com o objetivo de parabenizar e marcar os 30 anos de atividades ininterruptas do Verde é Vida.
Para Sandra, “o Projeto está em constante transformação e inovação. Apesar de manter as bases de trabalho rotineiras – distribuição de mudas, palestras, Bolsa de Sementes e pesquisas cientificas – procura trazer assuntos e temas pertinentes às necessidades das comunidades rurais. Iniciativas desta envergadura são cruciais, pois trabalham a educação ambiental e rural desde cedo com crianças e adolescentes. Além disso, a consciência para o reflorestamento se faz cada vez mais necessária, pois é a partir dele que reduziremos os prejuízos na agricultura relacionados com enchentes, aumentaremos os recursos hídricos e o estoque sustentável de madeira legal, sequestro de CO2 e redução do efeito estufa”.
Ao agradecer pela homenagem, o vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, lembrou que, “antes de 1991 muitas iniciativas em prol do meio ambiente eram realizadas pela Afubra em parceria com escolas e prefeituras, como plantio de árvores, pedágios e palestras. E, foram estas atividades, o motivo que nos levou a fazer algo maior, que pudesse atingir um grande número de pessoas e ações em prol do meio ambiente e ser desenvolvido em todas as nossas regiões de atuação. Decidimos, então, atuar na área da educação com as escolas do meio rural, por entender que o filho de nossos associados, produtores de tabaco, poderiam ser, logo adiante, produtores rurais mais conscientes, com uma postura preparada e desenvolver suas atividades”. Dornelles ainda destacou que “a sociedade precisa buscar a mudança de hábitos em relação ao meio ambiente. São necessárias ações individuais e coletivas que só vão tomar força se tivermos pessoas conscientes, o que vai motivar a atitude do fazer. Por isso, a Afubra entendeu ser de fundamental importância trabalhar o Verde é Vida na área da educação com os jovens.”
Além de Dornelles, participaram da homenagem, o coordenador-geral do Verde é Vida, Adalberto Sidnei Huve; o conselheiro da entidade, Ornélio Sausen; o gerente da filial da Afubra de Venâncio Aires, Tiago Maracci; e o coordenador regional do Verde é Vida, Luís Carlos da Silva.
Fonte: AI Afubra
Leia mais:
Prefeitura analisará investimentos em ponto turístico de Vila Teresinha