Rota turística Teuto-açoriana deve iniciar em setembro

-

O turismo rural é um mercado em constante crescimento. Por conta dessa visão, o prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen, junto com a chefe de setor da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, Adriane Gonçalves, projetou a Rota Regional Teuto-açoriana. O roteiro contará com pontos turísticos dos municípios de General Câmara, Passo do Sobrado, Vale Verde e Venâncio Aires e tem início previsto para dia 21 de setembro.

Conforme os idealizadores da rota, o objetivo é fomentar o turismo local e oferecer mais opções para o público, por isso, a união dos municípios. “Venâncio já tem a Rota do Chimarrão, mas em um dia dá para conhecer todos os locais. Assim as pessoas vão passar por Venâncio, podem dormir na cidade, que tem mais opções de hospedagem, e no outro dia seguem para Passo do Sobrado, depois Vale Verde e General Câmara. Podem fazer um passeio de mais dias”, planeja Adriane.

Para ela, esses atrativos rurais que os municípios oferecem são procurados tanto por pessoas da própria região quanto pessoas da região metropolitana. “O turista conhece os mirantes, a figueira e a igreja em Venâncio. Em Passo do Sobrado tem o Recanto Itacolomy, vai ter almoço caseiro, o turista pode andar de cavalo. Já em Vale Verde pode conhecer mais sobre a produção de cachaça, o município também tem uma figueira, o Sítio Buraco Fundo e depois General Câmara tem Santo Amaro, com toda estrutura de prainha”, frisa Adriane.

Representantes dos quatro municípios participantes já se reuniram e os pontos turísticos da rota estão sendo finalizados. Thiesen reforça que a ideia não é tornar essa a principal fonte de renda de Passo do Sobrado, pois continua sendo a agricultura. Porém, o prefeito acredita que o turismo fomenta a economia e faz o dinheiro circular nos municípios.

No começo, Thiesen destaca que será importante incentivar a própria população dos municípios a conhecer a rota. Por isso, a ideia é promover algumas excursões. “Assim, quem mora aqui vai conhecer mais a história local”, observa, ao acrescentar que as excursões de grupos terão um guia turístico.

Investimento

Os proprietários dos pontos turísticos já contatados estão planejando melhorias nas localidades, para conseguir atender o público. Na questão de acessibilidade, como estradas e sinalização, a prefeitura ficará responsável. “Vamos fazer todo trabalho de divulgação, com vídeos da rota e redes sociais, incluindo todos municípios. Em Passo do Sobrado, vamos colocar placas com o QR Code para auxiliar os visitantes na localização”, expõe o prefeito.

Adriane adianta que um dos locais, o Recanto de Itacolomy, terá cabanas para hospedagem, refeições, passeio de búfalo, balanço gigante e outras atrações. “Já é um local procurado pelas pessoas, tem trilha, tem o balneário e isso é atrativo. Mas os proprietários já estão com projetos para novos investimentos e nos vamos auxiliar no que conseguirmos”, complementa a chefe de setor.

“Na região, temos uma culinária muito rica, igrejas bonitas e históricas, locais ao ar livre que são maravilhosos. Precisamos valorizar isso.”

EDGAR THIESEN
Prefeito Passo de Sobrado

Futuro

Uma extensão da rota já está sendo projetada. A rota que conta com quatro municípios, poderá ser ampliada para oito. Encantado, Santa Cruz, Sinimbu e Vera Cruz também são municípios que oferecem pontos turísticos. “A Adriane está fazendo o contato com os municípios e visitou o Cristo Protetor, de Encantado, que é uma construção que já vai atrair turistas para a região. Tendo mais atrações por perto, ajuda os municípios vizinhos”, ressalta o prefeito de Passo do Sobrado, Edgar Thiesen.

Prefeitura de Passo do Sobrado implementa sistema de entrega de faturas de água

 

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido