Trezena de São Sebastião Mártir tem início hoje

-

Nesta quinta-feira, 21, às 19h30min, na Igreja Matriz São Sebastião Mártir, se inicia a Trezena em honra a São Sebastião, santo padroeiro do município. As missas serão realizadas sempre nas quintas-feiras, no mesmo horário e local. A última acontece no dia 13 de janeiro, uma semana antes do início da 146ª Festa de São Sebastião Mártir.

O padre da Paróquia São Sebastião Mártir, Rodrigo Hillesheim, explica que em todos os encontros será refletido o lema da 146ª Festa de São Sebastião Márti, que é “Na oração buscamos saúde, misericórdia e salvação com as graças de São Sebastião”. A festa religiosa em homenagem ao santo padroeiro acontece nos dias 20, 21, 22 e 23 de janeiro de 2022.

Hillesheim explica que a Trezena é o grande momento de evangelização e mobilização da cidade em preparação à festa. Já nas comunidades são as peregrinações que realizam esta preparação. A peregrinação inicia no dia 26 de dezembro com o envio das bandeiras e da imagem de São Sebastião na Igreja Matriz. “A Trezena envolve mais as pastorais e movimentos da paróquia, em que cada noite, padres da diocese são convidados a refletir sobre o lema da festa”, reforça.

Cada noite também terá pães abençoados. Por isso, o padre pede que interessados em fazer doações da pães, entrem em contato ou levem até a secretaria da Casa Paroquial. Doações de flores também são aceitas para ornamentação do andor da igreja.

Saiba mais

A Trezena, de acordo com o padre Rodrigo Hillesheim, é uma aplicação que teve origem na tradição portuguesa, quando eram celebrados os treze dias antes do dia de Santo Antônio, comemorado em 13 de junho. “Após, essa tradição foi aplicada a outros santos, como é o caso de São Sebastião Mártir”, afirma.

Cronograma da Trezena

Abertura no dia 21 de outubro e missas nos dias 28 de outubro e 4, 11 e 18 de novembro.
Ação de Graças no dia 25 de novembro e missas nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de dezembro e 6 de janeiro. Última noite no dia 13 de janeiro.

LEIA MAIS:

notícias últimas Folha do Mate
 


Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido