Venâncio passa a usar sistema de endereçamento digital

-

A partir de agora, o trabalho de identificação e localização de pontos sem endereços tradicionais ou que são imprecisos em Venâncio Aires, promete ser facilitado com ajuda da tecnologia. Através do Plus Codes, um sistema de endereçamento desenvolvido pelo Google, a Prefeitura é pioneira no estado em utilizar a ferramenta, que é gratuita.

A apresentação ocorreu na manhã desta sexta-feira, 15, na Prefeitura, e contou com a presença de representantes do Executivo Municipal, da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), dos Correios e de escritórios de contabilidade, já que a ferramenta promete agilizar os processos de abertura de empresas.

Na prática, o Plus Code cria um código único para cada localização no mundo. O código é baseado em coordenadas de latitude e longitude e é projetado para ser facilmente compartilhado e pesquisado em serviços do Google, como o Google Maps. “Ela dá toda a precisão da localização do endereço da empresa. Muitos municípios têm um CEP geral, que é 90 mil, e acabam tendo essa dificuldade de realmente precisar o endereço da empresa. Essa ferramenta veio dar essa precisão para o Município e para o empreendedor na hora que ele for abrir a empresa dele”, explicou a presidente da Junta Comercial, Lauren Momback, que esteve acompanhada do diretor da Redesim, Silvio Ramão.

A secretária da Fazenda de Venâncio Aires, Fabiana Keller, entende que o Plus Code vai ajudar o Município a superar as dificuldades atuais em relação às localizações. “Venâncio não comporta mais um CEP único e hoje há muitas dificuldades, problemas de endereçamento e com delimitações de bairros e áreas rurais, por exemplo. Então essa ferramenta vem para dar essa precisão. Estamos felizes que a Junta Comercial nos deu essa abertura para essa parceria”, destacou Fabiana.

Tudo Fácil Empresas 2.0

Durante a apresentação do Plus Code, a Junta Comercial, Industrial e Serviços RS aproveitou para anunciar outra novidade, que será implementada no estado em 2024: o Tudo Fácil Empresas 2.0. Venâncio já poderá usar a ferramenta porque possui o Tudo Fácil Empresas, que é abertura de empresas em até 10 minutos e de forma gratuita. “Agora mesclamos os dois fluxos. O que vai mudar é que, aquela empresa, por exemplo, que um dos sócios for menor de idade, poderá utilizar toda a automatização do fluxo rápido para questões de endereço e licenciamento. Essa junção de fluxos vai trazer uma rapidez para todos os tipos, jurídicos e utilizando procuração, ou sendo sócio menor”, explicou Lauren Momback.

Além disso, a presidente da JucisRS destacou que, já no início de 2024, Venâncio terá disponível a possibilidade de abertura de empresas por WhatsApp, utilizando inteligência artificial. “Vai ser da mesma forma que se abre uma empresa pelo portal de serviços da Junta Comercial. O contador, advogado ou empresário, terá toda a documentação em PDF no WhatsApp e, inclusive, a assinatura do gov.br [assinatura eletrônica] vai ser feita no Whats. Então é mais uma ferramenta para facilitar e desburocratizar a vida de quem quer empreender”, finalizou Lauren.



Débora Kist

Débora Kist

Formada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em 2013. Trabalhou como produtora executiva e jornalista na Rádio Terra FM entre 2008 e 2017. Jornalista no jornal Folha do Mate desde 2018 e atualmente também integra a equipe do programa jornalístico Terra em Uma Hora, veiculado de segunda a sexta, das 12h às 13h, na Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido