Na tarde desta quarta-feira, 15, quando é marcado o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, o assunto foi destaque em uma roda de conversa na Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires.
Participaram da atividade o delegado de polícia Vinícius Lourenço de Assunção, a secretária de Habitação e Desenvolvimento Social, Claidir Kerkhoff Trindade; e a assistente social do Cras da Battisti, Daiane Führ . A ação organizada pelo Sesc em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, faz parte das programações do Junho Violeta.
Na abertura do evento, tiveram momentos de fala, a vice-prefeita Izaura Landim, a diretora do Sesc Diane Lacerda Araujo, o presidente da Câmara de Vereadores Benildo Soares e o secretário de Desenvolvimento Rural Gilberto dos Santos, que foi o autor da lei que institui o Junho Violeta. Todos destacaram a importância de falar sobre o assunto e de garantir condições e direitos do público idoso.
Os palestrantes trouxeram números das ocorrências de violências contra o idoso que já tiveram nos quatro primeiros meses deste ano 28 registros. Além disso, foram mencionadas e discutidas as formas em que as violências podem acontecer, como física, psicológica, negligência, institucional, financeira, patrimonial, sexual e a discriminação.
Ações de prevenção, denúncia e como notar que um idoso pode estar sendo vítima de violência foram levantadas e o delegado Vinícius comentou sobre os golpes mais comuns praticados contra os idosos.