Números referentes à Consulta Popular 2020 foram divulgados ao final da tarde desta quinta-feira, dia 5, (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Termina na próxima quarta-feira, 15, o prazo para votação na Consulta Popular 2021. O período já foi prorrogado e Venâncio Aires ainda não atingiu a meta. Segundo o Conselho Municipal de Desenvolvimento de Venâncio Aires (Comude), até o fim da tarde da última quinta, 9, o município tinha computado 663 votos – 63% do ideal estipulado.

Para atingir os 1.044 votos que habilitam a Capital do Chimarrão a receber recursos do Estado em 2022, a Prefeitura está realizando uma busca ativa desde o início da semana. “Há estagiários circulando pelas ruas, atrás de votos da população. A medida continua até o dia 15 e acreditamos que vamos atingir a meta”, destacou a secretária do Comude, Deizimara de Souza.

A projeção se baseia nos número recentes da votação, que aumentaram muito em uma semana. Para se ter uma ideia, na primeira parcial, dia 2 de dezembro, Venâncio tinha apenas 178 votos.

Conforme Deizimara, a maior dificuldade em conseguir votos está na quantidade de informações que devem ser fornecidas e o tempo da votação. “É um processo importantíssimo e democrático, mas precisa ser facilitado para as pessoas. O eleitor tem que disponibilizar várias informações e são 19 cliques até terminar. As pessoas pedem que seja o mais simples possível.”

As prioridades para Venâncio são agricultura, pecuária e desenvolvimento rural, e desenvolvimento econômico – Fundo Garantidor. A votação é on-line e deve ser feita no aplicativo Colab ou no site da Consulta Popular.

R$ 1,1 milhão – é o que o Estado vai destinar para o Vale do Rio Pardo no próximo ano.