A inovação, liderança e gestão são maneiras de vencer a crise nas empresas, segundo a administradora e consultora organizacional, Raquel Winter Reali. Ela abordou o assunto durante mais uma edição da reunião-almoço da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

De acordo com Raquel, essas três características precisam ser executadas antes que a crise ocorra de fato. “A crise é previsível e avisa quando chega.” Ela também destacou que os empresários precisam questionar o tipo de gestão que exercem e como agem perante os problemas. A criatividade e originalidade para enfrentar a crise também são pontos essenciais, porque também pode ser um momento de oportunidade. “é preciso ter uma proposta diferente para os clientes e sair da zona de conforto. Temos que ser originais, pois as empresas sempre precisam melhorar em alguma coisa.”

Foto: Andréia Pinheiro / Folha do MateEvento foi realizado na AABB
Evento foi realizado na AABB

A profissional explicou que o país vive três momentos de crise: a social (ameaça uma estrutura), a econômica (alteração nos indicadores para o nível negativo e desemprego) e a política (conflitos que ameaçam a continuidade de um governo).

“A crise é uma mudança brusca ou altamente importante no desenvolvimento de um acontecimento. Não é para qualquer um vivenciar três formas como está ocorrendo agora com o Brasil.” Os pontos em comum nas três são o medo e a ameaça.

“Quando não conhecemos o cenário que irá vir, ficamos com medo e inseguros se o cliente vai comprar, se vai ter mercado.” Conforme Raquel, o problema maior diante disso para as empresas não é a crise em si, mas o despreparo para enfrentá-la.

 

 

“Para vencer a crise, inovação e criatividade são essenciais”

                                                   Raquel Reali, administradora de empresas

 

 

SEMANA DA INOVAçãO

O vice-presidente dos serviços da Caciva, Marcel Coutinho, apresentou no evento algumas das atividades que serão realizadas na 2° Semana da Inovação. O evento será realizado de 21 até 26 de setembro. Entre a PROGRAMAÇÃO, está a palestra com Marcos Piangers, ‘Startup Weekend’, Bate-papo Pilhado, reunião-almoço workshops, oficinas, cursos e happy hour com associados.

Os apoiadores são Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Sicredi e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre e os parceiros são Junior Chamber Internacional (JCI) Venâncio Aires, Folha do Mate, Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Instituto Federal Sul Rio-grandense (IFSul). O empresário Bruno Uhry, que também é integrante da diretoria da Caciva, ainda apresentou os próximos cursos da entidade.