
Fundado em 9 de dezembro de 2017, em Picada Treib, região de Linha Tangerinas, o Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição tem se consolidado como uma referência no tradicionalismo local. A entidade, que teve como primeiro patrão Lusandro Hickmann, é atualmente liderada pela patroa Rosangela da Rosa Aquino e conta com a participação de 60 famílias associadas.
As invernadas de danças tradicionais são um dos pilares do grupo, com ensaios nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Juvenil e Xirú, sob a instrução de Alex Manetti e Danieli Guterres. As atividades ocorrem nas noites de segunda e sexta-feira na antiga Casa de Cultura, no Parque do Chimarrão, cedida em convênio com a Administração Municipal. O espaço hoje é conhecido como a ‘casa do Essência’.
Além das danças coletivas, a entidade desenvolve modalidades artísticas individuais, como danças de salão, declamação (com instrução de Edson e Rosangela Aquino), chula (instrução de Nicolas Aquino), além de aulas para intérpretes vocais, violão, gaita e a arte de contar causos gaúchos de galpão. O Departamento Cultural, dirigido por Cassia Roberta da Silva, também é um setor ativo, tendo Isadora Catarina Moraes como 1ª Prenda da entidade.
Um dos maiores orgulhos do Essência da Tradição é a conquista do Troféu Móvel Regional, um feito que a entidade trouxe para Venâncio Aires, após mais de 30 anos sem o título para o município. O grupo foi campeão regional em 2023 e repetiu em 2025.
Nacionalmente, o destaque vai para o casal Edson e Rosangela Aquino, que conquistou o primeiro lugar em dança de salão na categoria Veterana em 2023 e 2025. Edson Aquino é o atual patrono da Semana Farroupilha de Venâncio Aires.
Somando-se às vitórias, o GF Essência da Tradição também conquistou em 2025 o troféu inédito de 3ª melhor coreografia na força B do Rio Grande do Sul no Festmirim, em Santa Maria.
Outras atuações
A entidade também se destaca pela presença no Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), o maior festival do estado, em Santa Cruz do Sul. Neste ano, o grupo representará Venâncio Aires e a região em cinco modalidades: dança de salão, declamação feminina e masculina, chula e causos gaúchos.
Entre os projetos, está o de danças tradicionais desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otto Gustavo Daniel Brands, desde 2019. A iniciativa já atendeu cerca de 90 alunos.
Com o lema ‘Essência da Tradição! De Corpo, Alma e Coração’, o grupo busca a valorização das pessoas. “A família Essência convida toda a comunidade a conhecer o trabalho realizado e a compartilhar um mate bem cevado em sua sede”, destaca a patroa Rosangela da Rosa Aquino.