Uma comitiva venâncio-airense composta pelo prefeito Airton Artus, presidente da Câmara de Vereadores, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, secretários municipais e dirigentes partidários, participou na tarde desta terça-feira, 06, da primeira reunião oficial com o novo governo gaúcho. No Palácio Piratini, em Porto Alegre, o governador do Estado, José Ivo Sartori, recebeu os representantes da Capital do Chimarrão acompanhados dos diretores mundiais da gigante chinesa XCMG. Os chineses, que recentemente investiram cerca de R$ 1 bilhão na construção de uma unidade em Pouso Alegre, Minas Gerais, buscam aproximação com o Governo Gaúcho para novos investimentos no Estado. A XCMG, que possui escritório de representação em Venâncio Aires, participou de audiência pela manhã com o prefeito Artus para conhecer a cidade, capacidades estruturais e o interesse de receber o investimento.
Durante encontro com o governador, onde participaram ainda os deputados federal Afonso Motta (PDT) e estadual, Edson Brum (PMDB), e o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Fábio Branco, a delegação chinesa apresentou os potenciais da empresa que já é a quinta potencia mundial na fabricação de máquinas pesadas para a construção civil. Conforme o presidente mundial da XCMG, Yansong Wang, são 40 mil funcionários da companhia em unidades distribuídas em cinco países.
O governdador José Ivo Sartori ouviu atentamente a apresentação da empresa e recebeu convite para que o RS participe de uma feira mundial na China, no mês de abril, como forma de aproximação entre os mercados. Na oportunidade, o organizador do evento, Sam Shang, destacou a oportunidade das empresas gaúchas venderem para o mercado asiático. Sartori, por sua vez, destacou a posição privilegiada do território gaúcho com relação ao Mercosul e prometeu ser parceiro das empresas que pretendem investir no Estado.
Durante a audiência, o prefeito de Venâncio Aires, Aires, Airton Artus, destacou ao novo governador o projeto que tramita no Estado para repasse da área remanescente do novo presídio para a construção de Distrito Industrial na localidade de Estância Nova. O prefeito explicou o projeto e recebeu o apoio do novo governador para garantir o investimento em Venâncio Aires. “Pois temos que tocar adiante isso. Vamos viabilizar o licenciamento da área inteira e o Estado vai ser parceiro para permitir esse desenvolvimento”, concluiu o governador.
O encontro durou aproximadamente 40 minutos e serviu ainda para a troca de presentes entre os representantes da cultura gaucha e chinesa. O governador Sartori presenteou a delegação chinesa com um livro ilustrado do RS e recebeu uma ilustração em tecido típica chinesa com hieróglifos que traduzem os 2500 anos da história daquele país. O governador Sartori recebeu ainda uma réplica de uma máquina XCMG e o presidente da fábrica recebeu do prefeito Airton Artus um kit chimarrão da Elacy.