A não ser que uma grande reviravolta se desenrole, o petebista Gilberto dos Santos será o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Venâncio Aires em 2017. Em reunião ocorrida há poucos dias, que reuniu integrantes dos partidos com vereadores eleitos e representantes das siglas que apoiaram as candidaturas de Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB), o nome do agricultor, que obteve 1.899 votos em 2 de outubro e vai para o seu primeiro mandato, ficou como primeiro da lista para a função.
Segundo apurou a reportagem da Folha do Mate, havia um tencionamento para que Adelânio Ruppenthal (PSB) ficasse com a presidência no primeiro ano da nova legislatura, mas o socialista preferiu abrir mão de uma eventual disputa por entender que o cargo exige dedicação exclusiva – ele tem negócios para os quais precisa dar atenção. Também segundo informações que chegaram à redação da Folha, Adelânio será secretário da Mesa Diretora. Os outros dois cargos estariam definidos, mas não foram revelados.
Ouvido agora há pouco, Gilberto dos Santos admitiu que “a tendência é essa”, mas salientou que precisa “falar com os amigos, com o Giovane e o Celso antes de um anúncio oficial”. De acordo com o petebista, até o final de semana a confirmação deve sair. Ele não esconde o interesse de estar à frente do Legislativo e sabe que o fato de ter sido o candidato mais votado no pleito – além de fazer parte do grupo que vai comandar a Câmara: PTB, PSB, PP, PSD – lhe garante a condição de brigar pela presidência.