Comunicado de que deveria assumir a Prefeitura de Venâncio Aires por uma semana, durante viagem do prefeito Airton Artus (PDT) para a República Tcheca, a partir desta quinta-feira, 7, o vice-prefeito Giovane Wickert (PSB) informou hoje que não tem interesse de responder pelo cargo na ausência do titular. A revelação foi feita pelo prefeito, ao ser perguntado pela reportagem da Folha do Mate se passaria o comando do Executivo Municipal em razão da viagem de mais de cinco dias ao exterior.

Airton Artus viaja a convite do Governo do Estado, que mandará comitiva à República Tcheca em missão que tem por finalidade o estreitamento de afinidades e ampliação de laços comerciais. O vice-prefeito não foi encontrado nem respondeu aos recados deixados pela reportagem em seu telefone celular até agora para se manifestar sobre a negativa. No entanto, comenta-se que Wickert estaria evitando assumir a Prefeitura em virtude de eventuais problemas relacionados ao período pré-eleitoral.

Se a desistência do vice se confirmar, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Ademar Melchior, o Zecão (PMDB), será chamado para responder pelo Executivo durante a viagem de Airton Artus. Como Zecão também é cotado para concorrer em outubro, há a possibilidade de também abrir mão da oportunidade. Dessa forma, a Justiça Eleitoral seria responsável por indicar o substituto do prefeito. A situação terá desdobramentos amanhã e, provavelmente, também um desfecho.