
O primeiro nome da linha de frente da nova Administração foi revelado ontem pelo prefeito eleito Giovane Wickert (PSB). Marion Kist, advogada de 44 anos, que acompanhou toda a campanha do socialista, ocupará a Procuradoria-Geral do Município. Sem filiação partidária, é uma indicação do Partido Progressista (PP).
A advogada estará de volta à função após oito anos – em 2008, assumiu a Procuradoria no governo do prefeito Almedo Dettenborn (PMDB). Entre 2006 e 2008, trabalhou no Jurídico do Legislativo. Antes disso, foi assistente especial na Secretaria de Educação do Estado, de 2000 a 2002. Marion e Giovane Wickert já haviam ‘batido o martelo’ em relação à oportunidade na semana passada. “Nós conversamos, houve o convite e eu aceitei, pois já vinha acompanhando a campanha. Oficialmente, porém, foi só agora”, disse.
A principal meta na ‘arrancada’ do novo governo é buscar alternativas que permitam o incremento da arrecadação, fator fundamental para o combate ao déficit projetado para 2017 – mais de R$ 13 milhões. “Contudo, precisamos esperar os anúncios dos nomes para o secretariado. Teremos uma proximidade maior, neste início de gestão, com quem ficar responsável pela Secretaria da Fazenda, já que é uma necessidade encontrar alternativas que viabilizem a recuperação econômica”, declarou a nova procuradora-geral.
JURíDICA – Marion Kist ainda não sabe quantos servidores terá à disposição no setor jurídico. “Pelo que fiquei sabendo, atualmente a Procuradoria tem cinco servidores. No entanto, vamos aguardar o concurso público, que prevê uma vaga para assistente jurídico, e o que será possível agregar. O prefeito eleito já me informou que precisaremos ter uma equipe enxuta”, comentou ela, acrescentando que durante o período em que estiver na Administração Municipal de Venâncio Aires trabalhará para garantir a eficiência do serviço público.