O último entrevistado da série realizada pelo programa Folha no Ar nas eleições, foi o candidato a deputado estadual Giovane Wickert. Entre os questionamentos realizados pela equipe do programa estiveram temas como, saúde pública, segurança e a defesa do setor do tabaco. O petista defendeu a necessidade do município ter mais representatividade na Assembleia Legislativa.
Para o candidato do Partido dos Trabalhadores o importante é realizar além do trabalho local na busca por votos, a coleta de apoiadores em outros municípios. Segundo ele, visitas em mais cidades deverão gerar boa votação regional. “Percebemos um espaço para Venâncio ocupar na Assembleia. Nossa cidade já teve três representantes, há 20 anos, está aí uma oportunidade. Mas sem os votos coletados em outras cidades é difícil garantir uma cadeira. Estamos trabalhando para ter a nossa cidade bem representada no Parlamento gaúcho.”
Para Wickert, a disponibilidade de apenas um nome por Venâncio é algo difícil e que pode nunca ocorrer, em virtude das disputas entre os partidos.
Segurança no campo
Durante os 15 minutos que o candidato disponibilizava para responder aos questionamentos, uma das áreas temáticas sorteadas foi referente a segurança no campo. A necessidade de aumentar a presença dos policiais no perímetro rural e a manutenção de postos da Brigada Militar no interior foram destacados e apontados como os maiores desafios. “Precisamos trabalhar a segurança de forma integrada, unir esforços entre os governos federal, estadual e Município. Atuando na Assembleia poderemos melhorar a eficiência da segurança no campo.”
Wickert ressaltou ainda a necessidade de garantir a tranquilidade aos produtores rurais, que estão conseguindo garantir crescimento na sua renda. “Venâncio se destaca pela sua população rural e pelo crescimento econômico das propriedades. Como deputado teremos mais poder para trabalhar ações que possam garantir mais efetivo e patrulhamento na área rural.”
Percebemos um espaço para Venâncio ocupar na Assembleia. Nossa cidade já teve três representantes, há 20 anos, está aí uma oportunidade
Saúde pública
A dificuldade do Governo do Estado em manter no orçamento 12% para o setor da saúde, demostra os problemas enfrentados também pelas prefeituras no custeio dos serviços de saúde. Para o candidato, seu foco será na eficiência, com trabalho para ampliar o repasse de recursos. “Atualmente a saúde se trabalha para dar eficiência, ainda há demanda para crescer os investimentos e melhorar os serviços ofertados. é com esse foco de trabalho que iremos atuar na Assembleia Legislativa.”
Além disso, Wickert lembrou que é necessário ampliar os recursos para reforçar as estruturas existentes. “A preocupação precisa ser com o reforço das estruturas para atendimentos e a manutenção da qualidade dos serviços que estamos oferecendo para a população,” argumenta.
Defensa do tabaco
Durante o ano passado, quando os deputados estaduais votaram o projeto para oficializar 28 de outubro, Dia do Produtor de tabaco, a bancada do PT se retirou da sessão. O candidato venâncio-airense afirma que será um defensor do setor e argumenta que vai trabalhar para garantir ações de diversificação de culturas para os pequenos agricultores, assim como, manter apoio a produção do tabaco. “Serei um deputado do PT defensor do fumicultor,” conclui.