

Um governo para todos. Para homens e mulheres, crianças e idosos. Para negros e alemães. Para a diversidade sexual e religiosa. Para gaúchos, para os venâncio-airenses. Esta foi a mensagem que os novos gestores da Prefeitura de Venâncio Aires passou para a população no primeiro dia de governo durante a solenidade de posse realizada na tarde deste domingo, 1 de janeiro, na Câmara de Vereadores. Recebidos pelos vereadores da bancada governista, o prefeito Giovane Wickert (PSB) e o vice Celso Kramer (PTB), foram recebidos aplaudidos de pé pelo público que lotou o plenário Vicente Schuck. Emoção e expectativa preencheram o ambiente que marcou o primeiro dos três momentos que estavam reservados para este domingo: posse do prefeito e vice; posse dos secretários e; mateada no centro.Para abrir a solenidade, um grupo de pessoas entrou no plenário representando segmentos, etnias e culturas da comunidade venâncio-airense. Neste instante, a dupla já adiantava o slogan de Governo que mais tarde seria lançado em mateada festiva, na Praça da Matriz: Venâncio Aires, uma cidade de todos.

De mãos dadas com as suas esposas, Giovane e Celso se acomodaram na mesa principal onde já estava o então prefeito, Airton Artus (PDT) e sua esposa, Miriam. Foi ali que Giovane e Celso prestaram o juramento conduzido pelo presidente da Casa, Gilberto dos Santos (PTB) e ouviram a ata de posse lida pelo então secretário de Administração, Leandro Pitsch.

Artus, em seu discurso de despedida e transmissão de cargo, destacou que o ato foi democrático e civilizado. Reservou diversos instantes para homenagear e agradecer a esposa e também as três filhas pelo apoio e dedicação em toda sua trajetória enquanto prefeito. Aproveitou a oportunidade para listar alguns dos feitos do seu Governo e desejou sorte ao novo chefe do Executivo ao qual disse conhecer e que sabe que dará continuidade a muito projetos importantes para a comunidade local.
Destacou o momento financeiro das Prefeituras e da necessidade de reformas estruturantes visando a sustentabilidade para garantir mais investimentos. Por fim, disse que um gestor deve saber dizer não para que possa fazer as escolher certas. Aos vereadores, desejou uma legislatura com debates construtivos e uma oposição civilizada.

Governo de construção Giovane Wickert iniciou suas saudações citando Rosa Riedel, de 101 anos, que estava presente na solenidade. Em nome dela, iniciou sua fala promovendo a união e a superação dos desafios. Um governo sem ódio e a união da cidade e do interior foram algumas das citações do novo prefeito. Destacou três sentimentos que segundo ele irão nortear seu trabalho: gratidão, compromisso e transformação. “Vou honrar a confiança de cada um.”
Um dia sonhei ser prefeito. Agora que isso é realidade quero contar com vocês para realizar outro sonho: tornar uma Venâncio melhor. Quero ver nossas façanhas servirem de modelo para outros municípios”
Também fez agradecimentos à família- esposa Cristiane, filho Augusto e aos pais – , e destacou a união dos partidos aliados durante a campanha, citando, inclusive, os dissidentes do PMDB e do PDT.
Segundo Wickert, o seu Governo nasce para melhorar os serviços públicos e dialogar com a população. Reiterou sua promessa de estar presente na comunidade através dos projetos Prefeito na Rua e Pé da Estrada.
Ao dizer que prefeito não é patrão do povo e sim o empregado, disse que não quer um governo centralizador e que vai promover o diálogo. “é no município que começamos a mudar o mundo”.
Após o ato no Legislativo, prefeito, vice seguiram para a sede da Prefeitura onde realizaram a tradicional entrada no prédio e empossaram, oficialmente, os secretários municipais.
