O atual vice-prefeito de Venâncio Aires é o novo prefeito do municipio. Ele foi eleito com 18.042 votos (41,37%). A diferença para o segundo colocado, o candidato Jarbas da Rosa (PDT) é de 254 votos.Vinícius Medeiros (PSDB) obteve 6.821 votos (15,64%), enquanto que o petista Cesar Schumacher encerrou na quarta colocação, com 965 votos (2,21%). Brancos somaram 1.595 votos (3,38%), já os nulos foram 1.913 (4,06%). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 7.524 eleitores não compareceram para votar, contribuindo para uma abstenção de 13,77% – o número total de aptos a votar na Capital Nacional do Chimarrão era de 54.648. Os votos válidos fecharam em 43.616.
Em seu discurso de vitória, disse que venceu a poítica do ódio e prometeu uma gestão onde todos têm voz, onde todos têm vez. “Aos eleitores do Jarbas, do Vinicius e do Cesar, eu digo, podem confiar no Giovane. é um momento muito difícil para os municípios e Venâncio votou naquele que achou o mais preparado para administrar o município.”
Notadamente emocionado, o prefeito eleito agradeceu à mobilização dos integrantes do 10 partidos que sustentaram sua campanha – PSB, PSD, PRB, Rede, PRP, PTB, PP, PCdoB, PR e PROS – e até surpreendeu ao comentar, mesmo ainda no calor da vitória, que “Venâncio Aires tem 19 partidos e vamos aceitar todo o apoio que vier em benefício da população”. O único momento em que deixou escapar alguma mágoa em relação à campanha foi quando disse que “fizeram muita sem vergonhice nesta eleição, mas superamos tudo isso e agora vamos governar para todos venâncio-airenses”. No restante da comemoração e das entrevistas, adotou tom moderado, inclusive elogiando os seus três adversários no pleito.
ALMA LAVADANo trajeto pelas ruas Osvaldo Aranha, Sete de Setembro e Tiradentes, de onde partiu a “carreata da vitória do 40”, como foi batizada pelos simpatizantes, Giovane Wickert disse à reportagem da Folha do Mate que vai dar atenção total ao interior. Prometeu investir na reestruturação das capatazias, na recuperação das estradas e buscar recursos para concretização de acessos às propriedades. “Tivemos hoje a comprovação de que o interior, principalmente, queria mudança. é um recado importante que recebemos e, tenham certeza, estaremos sempre ao lado dos produtores”, afirmou. Para o candidato, a virada sensacional serviu para “lavar a alma e aumentar a responsabilidade que a nossa gestão terá a partir de janeiro”.
CELSO KRÄMERO vice-prefeito eleito, Celso Krämer (PT) só chegou ao comitê da rua Osvaldo Aranha por volta das 20h15min. De chapéu de palha, deu longo e apertado abraço no colega de chapa e disse que “tinha mesmo que ser sofrido, podia ser só de 10 votos a diferença”. Ao ser perguntado sobre a virada no apagar das luzes da apuração, disparou: “Agora vocês estão vendo que tudo o que eu cobrava lá na Câmara de Vereadores era verdade, porque o nosso interior estava às traças e agora deu a resposta, veio cobrar esta conta”.
MAIORIA NA CâMARA
O novo prefeito terá maioria na Câmara de Vereadores. Dos 15 eleitos, oito são da base de apoio de Giovane Wickert.
[GALERIA_828]