O vice-prefeito Giovane Wickert definiu pouco antes da meia-noite desta quinta-feira, 31, ingressar no PSB. Ele se reuniu, também, com a Rede Sustentabilidade e com o PSD horas antes de tomar a decisão. De acordo com Wickert o anuncio oficial deverá ser feito nesta sexta-feira, às 13h, na sede do diretório municipal do PSB. O vice-prefeito destaca que a decisão pelo PSB esteve emabasada na ‘simpatia de longa data pelo partido e por alguns líderes’. A legenda, segundo ele, foi uma das primeiras a dialogar com ele, desde o ano passado, temas de interesse da sociedade.
Segundo Wickert, o pré-candidato à majoritária pelo PSB, Adelânio Ruppenthal, aceitou abrir mão da possibilidade, mas terá seu nome incluído em pesquisas internas junto aos nomes dos demais partidos que poderão se alinhar, a partir de agora, para compor uma chapa majoritária com o nome de Giovane Wickert para avaliar aquele que tiver maior densidade eleitoral.
Para o PSB, a decisão era difícil já que, desde o ano passado, o partido vinha desenvolvendo junto com o PSDB e com demais agremiações um trabalho de construção de um projeto alternativo para a Capital Nacional do Chimarrão, a Terceira Via. Segundo o presidente do PSB, Nestor de Azeredo, em entrevista na tarde de ontem para a Folha do Mate, com o ingresso de Wickert no PSB, o partido automaticamente se desvincula da Terceira Via.
Leia mais
Giovane deixa PT e agita o cenário eleitoralDesligamento de Giovane gera efeitos na política local
O ingresso de Wickert no PSB, não afasta outros partidos da construção de uma aliança eleitoral. O Rede Sustentabilidade, por exemplo, foi convidado a se aproximar e construir uma aproximação para o período que se aproxima.