Ao que tudo indica, o PT de Venâncio Aires deve ter candidato a deputado estadual nas próximas eleições. Em evento realizado no sábado passado, em Porto Alegre, o nome do vice-prefeito Giovane Wickert foi oficializado como pré-candidato em encontro da Tendência Interna Movimento PT.
Em evento que reuniu mais de 600 delegados na Capital Gaúcha, Wickert foi apoiado como candidato a deputado estadual, juntamente com os nomes do atual deputado Aldacir Oliboni, de Porto Alegre e Fernando Menezes, de São Leopoldo. A hoje ministra Maria do Rosário, também presente no evento, é pré-candidata à Câmara Federal. No encontro também de decidiu apoio ao candidato Jairo Jorge, prefeito de Canoas à presidência do PT Estadual.
Mas a sintonia não vem acontecendo apenas na Capital Gaúcha. Nos últimos 30 dias, diversas lideranças do PT estiveram em Venâncio Aires para acompanhar obras e também tratar das eleições, como a Ministra Maria do Rosário, os deputados Paulo Pimenta, Dionilson Marcon, Henrique Fontana e hoje Wickert recebe o deputado Elvino Bohn Gass.
Segundo Wicket, o debate regional em torno das candidaturas continua, mas a tendência é que se reduza o número de postulantes ao cargo de deputado. A consolidação destas articulações deve acontece no segundo semestre deste ano. Para o petista, o grande desafio da pré-candidatura é conseguir, desde já, fazer uma coligação além do partido, mas com a população local. Conforme Wickert, uma das maiores dificuldades ainda é conseguir o voto do eleitor local e ampliar a votação regional. “Tem que ter base municipal, mas ter a capacidade mínima de articulação com a região”, destaca.
Esta é a terceira pré-candidatura confirmada em Venâncio Aires. Além de Giovane, foram anunciados, anteriormente, os nomes do vereador Celso Krämer (PTB) e do ex-vereador e assessor do deputado Edson Brum, Nilson Lehmen (PMDB). Ainda estão cotadas as candidaturas dos irmãos Eduardo Kappel e Rinez Trindade. Ambos mostraram interesse de concorrer, mas ainda avaliam o cenário eleitoral.