A prefeitura de Venâncio Aires recebeu nesta sexta-feira, 11, a confirmação de auxílios para os atingidos pela última enxurrada. Em parceria com os governos Federal e Estadual, será liberado recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), além de antecipar o Bolsa Família.

As medidas devem entrar em vigor na próxima semana, quando a documentação será concluída e repassada a Caixa Econômica Federal. Aos atingidos pela enxurrada, o FGTS será liberado no valor máximo de R$ 6,2 mil. Já o Bolsa Família vai ser antecipado por três meses, com o pagamento de agosto, sendo depositado no dia 18 de julho.

Além disso, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) irá conceder desconto na conta de água, em residências que foram atingidas. O beneficio será garantido por dois meses, e busca facilitar o pagamento de contas, especialmente com o consume de água utilizado para limpeza das casas.

Os anúncios foram repassados à coordenadora da Defesa Civil, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, e ao prefeito Airton Artus. Nesta sexta-feira, o Governo do Estado reuniu representantes dos 135 municípios atingidos pelas enchentes. O Executivo estadual já repassou mais de R$ 8 milhões as prefeituras, para ações de saúde e defesa civil.