Governo do Estado busca fábrica de fibra óptica

Nesta quinta-feira (5), o governador Tarso Genro, juntamente com um comitiva visitou a maior fabricante de fibra óptica da China. O encontro busca consolidar uma unidade da companhia no Rio Grande do Sul. As tratativas ainda são iniciais, porém os dirigentes chineses manifestaram interesse no estado.

 

A comitiva gaúcha esteve ontem (4) na companhia, Yangtse Optical Fiber and Cable (YOFC). A unidade fabrica cabos para telecomunicações, com foco principal na produção de fibra óptica. Conforme o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul, Cleber Prodanov, a proposta do estado é de consolidar uma unidade da empresa chinesa. “Queremos não somente realizar pesquisas sobre o tema, mas sim, fabricar fibra óptica no estado, se a proposta for contemplada será a primeira fábrica do material no Brasil”.

Um grupo especial foi criado pelo governo para manter as conversações entre empresa e estado. Esta equipe é formada por secretarias estaduais, banco de desenvolvimento da região sul (Badesul) e os parques tecnológicos de universidades gaúchas.

O projeto estadual é de sediar uma unidade da YOFC no estado, no parque tecnológico da Pontífice Universidade Católica, no município de Viamão. A proposta do governo gaúcho é de fomentar a indústria de cabos para telecomunicações no país, e formar mão de obra qualificada para atuar neste seguimento. “Não queremos somente fabricar os cabos, buscamos também a produção de equipamentos que farão a comunicação entre estes cabos e a qualificação de pessoal para atuar no setor”, ressaltou Prodanov.

 

Empresa

A YOFC possui 21 anos de história e já se consolida em primeiro lugar na produção de cabos ópticos na China. São 1,8 mil funcionários atuando na companhia, somente na unidade de Wuhan. No total são quatro outras fábricas. Em 2012 a empresa teve um fatuamente que superou os R$ 4 bilhões.