Na busca por garantir apoio ao setor do tabaco, prefeitos da região participaram de audiência no Ministério da Agricultura, ontem. O encontro foi agendado pela Associação de Municípios Produtores de Tabaco. Os representantes foram recebidos pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade.
Participaram do encontro os prefeitos de Venâncio Aires, Airton Artus, Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, Rio Pardo, Fernando Schwanke, Mato Leitão, Carmen Goerck e Vera Cruz, Rosane Petry. Além disso, a senadora Ana Amélia Lemos participou da agenda.
O grupo foi recepcionado por equipe do Ministério da Agricultura e também pelo representante da pasta, Sávio Rafael Pereira, que tem participado das reuniões da Conferência das Partes. Os representantes dos municípios pediram que o Governo Federal mantenha o posicionamento adotado durante a 5ª Conferência das Partes (COP 5) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, em Seul, na Coreia do Sul, realizada em 2012. Na oportunidade o Brasil afirmou ser favorável a implantação de programas para promoção da diversificação de culturas, porém, sem a eliminação das plantações de tabaco.
Os representantes do Ministério confirmaram que este será o posicionamento do país na próxima COP 6 que ocorre este ano em Moscou na Rússia.
Para o prefeito Airton Artus, esta confirmação é avaliada como positiva. “Com esta sinalização do Governo Federal vemos com mais tranquilidade a próxima COP. Esta é uma garantia de que a produção de tabaco, pelo menos por enquanto, poderá ocorrer da forma como esta.”