Governo quer formar parceria para energia solar
A comitiva do governo do Rio Grande do Sul esteve ontem (3) na sede da companhia Hanergy em Pequim. A indústria é a mais importante no desenvolvimento de tecnologia para geração de energia na China. Um dos destaques é a fabricação de painéis fotovoltaícos para a captação de energia solar. Um protocolo será assinado ainda nesta semana para a instalação de uma unidade da empresa asiática em São Leopoldo.
Atualmente a Hanergy também é responsável pela construção de usinas hidrelétricas em território chinês. Além disso, um dos braços de produção é a construção de turbinas eólicas. O Rio Grande do Sul pretende receber uma unidade da Hanergy para a produção de painéis solares. Para isso, um protocolo de intenções deve ser assinado até o final da missão governamental.
A proposta foi apresentada pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia. As primeiras pesquisas serão realizadas em parceria com o parque Tecnológico da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, (Tecnosinos). Durante o encontro desta quarta-feira (4), o governador Tarso Genro ressaltou a vontade do Estado em receber uma unidade da companhia e destacou algumas formas de incentivo.
“Temos a certeza de que esta parceria será muito produtiva, queremos oferecer a direção desta empresa programas governamentais que garantem o pagamento de pesquisadores ou professores que poderão trabalhar na unidades, via renúncia fiscal”.
Já o secretário estadual de ciência e tecnologia, Cleber Prodanov, observa que com a instalação da empresa no Rio Grande do Sul será possível avançar em tecnologias novas para as energias renováveis. “Queremos a presença da Hanergy no Brasil para a consolidação de estudos e pesquisa tecnológica. Nesta visita queremos traçar uma nova caminhada para que a empresa saía da China e vá até São Leopoldo. Em futuro muito breve esperamos poder dar as boas vindas a companhia em solo gaúcho”.