
Um novo capítulo na história da comunicação de Venâncio Aires começa a ser escrito. Líderes em seus segmentos e com trajetórias consolidadas na cidade e na região, o jornal Folha do Mate, fundado em 1972, e a Rádio Terra FM, criada em 1987, agora passam a integrar oficialmente o Grupo Folha do Mate. O nome evidencia o veículo mais antigo do grupo e homenageia a Capital Nacional do Chimarrão. Também é símbolo de união, tradição e roda de conversa.
O anúncio foi feito em primeira mão aos colaboradores durante um encontro realizado na terça-feira, 11, na sede da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva). A partir deste momento, as marcas unem-se sob uma mesma identidade, que reflete a força do jornalismo local e o compromisso com a comunidade em todas as plataformas.

Apresentação ocorreu em primeira mão aos funcionários, na noite de terça-feira, 11, na sede da Caciva (Foto: Cristian Frantz/ Traço D)
Segundo o diretor Ricardo Silberschlag, o nome Folha do Mate foi mantido e escolhido para o grupo por traduzir a essência e a trajetória de mais de cinco décadas de jornalismo comprometido com a comunidade e por ser tão simbólico, afinal, nasceu na Capital do Chimarrão. “Não existe mais um negócio chamado apenas Folha do Mate impresso ou só portal ou só Rádio Terra. Somos grupo. Quando provemos o grupo, unimos forças e entregamos mais para quem nos lê, escuta, nos acompanha no digital e marca presença nos nossos eventos e projetos”, destacou. Ele ressalta que a identidade do grupo, criada pela Agência Traço D, que é de Venâncio Aires, reforça o caráter multiplataforma da empresa e também evidencia as marcas já consolidados no calendário. “Entregamos soluções completas para os negócios e queremos comunicar isso da melhor forma à comunidade e aos nossos clientes, que já nos encontram em uma sede única, no mesmo endereço”, completou.

Silberschlag também mencionou o protagonismo do grupo na promoção de transmissões, eventos e projetos, citando o Festival de Balonismo, os painéis Gente & Negócios, a revista Perfil Socioeconômico, os debates eleitorais e o Sorriso de Criança. “Nosso objetivo é comunicar, informar e promover o desenvolvimento. Assim, contribuímos para uma cidade e região mais fortes”, acrescentou.
Diretora de Marketing e Projetos, Paula Carvalho apresentou aos colaboradores o manual de integração, destacando a importância da comunicação interna e externa neste momento. “Ser grupo significa trabalhar de forma integrada, com propósito comum e comunicação alinhada. É assim que fortalecemos nossa marca”, afirmou. Ela destacou ainda o portal folhadomate.com, recentemente colocado no ar e que nasceu com a proposta de integração dos conteúdos digitais produzidos pelo grupo.
O diretor comercial Daniel Heck também evidenciou o novo momento, observando o legado dos dois veículos, agora oficialmente integrados a uma mesma marca institucional. Ele adiantou que um mídia kit do Grupo Folha vai reunir todas as soluções e oportunidades que estão à disposição dos anunciantes e parceiros. “Temos o melhor jornal, a melhor rádio, o melhor digital e a melhor equipe. O Grupo Folha do Mate é hoje a plataforma de comunicação mais completa de Venâncio e muito relevante na nossa região”, disse.
O diretor de Conteúdo, Sérgio Klafke, o mais antigo na empresa, com mais de 50 anos de atuação, lembrou que a integração entre Folha e Terra vem sendo construída há anos.
“Desde 2018, quando a Folha comprou a Terra FM, atuamos e nos apresentamos juntos à comunidade. Não somos apenas jornal e rádio, somos o melhor negócio de comunicação. Isso se reflete nos feedbacks que recebemos, inclusive, de outros grupos de comunicação, o que mostra nosso destaque no cenário regional e gaúcho”, declarou.
Compromisso com a verdade
Proprietário do jornal, Asuir Silberschlag, que completou 80 anos em junho deste ano, emocionou-se ao relembrar a trajetória da Folha do Mate e o sonho antigo de unir ao jornal, uma emissora de rádio. “A verdade sempre foi o nosso primeiro compromisso. A Folha do Mate sempre se pautou por falar a verdade e ser correta. Sinto orgulho de ter a Terra junto com a Folha e de ver essa equipe sempre comprometida com a comunidade”, afirmou.
Ele reforçou que o espírito que move a empresa permanece o mesmo. “Vou continuar incentivando esse sentimento de responsabilidade e essa amizade que sempre nos guiou”, completou.

União, crescimento e seriedade: a marca do grupo
Segundo Marcel Coutinho, diretor de Negócios da Traço D – agência responsável pela elaboração da marca do Grupo Folha do Mate – , a identidade visual objetiva unificar as duas empresas. “Desde a busca do Ricardo para ter esse novo olhar sobre a Folha do Mate, a Rádio Terra FM e o contexto da comunicação como um todo, a gente viu que a Folha já foi só um jornal e a Terra já foi só um sonho. E elas são uma realidade e estão juntas hoje”, afirmou.
A composição gráfica da identidade traz dois elementos principais. Um deles é a vírgula (posicionada à direita), que está relacionada, segundo Coutinho, com a “Lei do Tempo”: “A vírgula é momento da pausa. É o momento que abre espaço para escutar a vida. É o momento para a gente respirar e fazer uma outra indagação, colocar uma outra palavra. É pausa na fala, no texto. Momento de troca de assunto, de continuidade, mas num outro contexto. Faz muito sentido e representa o todo, a rádio, a voz, a comunicação de fala e também o texto narrativo, o jornalismo.”

Outro elemento que ajuda a compor a marca é o círculo, à esquerda. De acordo com o diretor de Estratégias da Traço D, Robert Becker, ele traz a expansão do jornal Folha do Mate, do portal folhadomate.com e da Rádio Terra FM, cujo alcance supera o limite do sinal, com o streaming e com a presença em tocadores online, como o TuneIn, que permite ouvir a programação na Alexa. “A forma que a gente encontrou em primeira parte foi trazer um círculo. Uma ideia de crescimento, de expansão, de alcance maior de sinal, que foi evoluindo”, destacou.
A composição com os dois elementos forma um “G” abstrato, que justamente tem o objetivo de carregar o posicionamento de visão de grupo. “Por ser abstrato que ele traz a ideia, mas ao mesmo tempo não representa exatamente algo óbvio”, completou Becker.
CREDIBILIDADE
A formatação marca o tom sério, objetivo e credível que compõe a identidade do Grupo Folha do Mate, de acordo com os diretores da agência. A escolha por cores discretas e neutras representam a responsabilidade que a equipe tem com a informação, com a comunidade e com os parceiros comerciais.
