Leitores da Folha do Mate recebem hoje a 10ª edição do Guia Fone. Conforme a direção da empresa, o prazo de entrega da publicação foi adiado devido à greve dos caminhoneiros, que atingiu mais de 10 estados brasileiros.
Como nas edições anteriores, a publicação reúne os contatos telefônicos residenciais, comerciais, de órgãos públicos, entre outros, por ordem alfabética. Conta ainda com páginas coloridas, seções com serviços de tele-entrega, saúde, construção, salões, advogados, escritórios contábeis, sindicatos e associações, órgãos públicos e lista de dentistas.
Beija-flor em aquarela
A 10ª edição do Guia Fone traz na capa o símbolo do Ano da Cultura, bandeira levantada pela Folha do Mate em 2015. Conforme a direção da empresa jornalística, esta publicação foi a escolhida para trazer a temática anual desde 2013, com o Ano da Sustentabilidade, seguindo em 2014, com o Ano da Diversificação. Desta vez, a inteção é convidar toda a comunidade para voltar os olhos à cultura.O beija-flor, na capa do guia, recebeu as cores da aquarela pelas mãos e imaginação do artista local Josué Pereira Dias, 24 anos. “A inspiração veio a partir do próprio conceito que foi utilizado na criação do logo do Ano ds Cultura’, de que o beija-flor seria o responsável por disseminar a cultura por todas as partes”, explica. Segundo ele, as manchas em aquarela, buscam transmitir a leveza do beija-flor.A relação de Josué com a arte vem de a infância, paixão que aumentou com as aulas de artes durante o ensino médio. Conhecer a Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, também contribuiu para estimular o amor pela arte. Há cerca de dois anos ele exerce a profissão de designer gráfico, junto à MTAGS Comunicação. “Sempre desenhei à lápis, grafite e de cores, à mão livre. No último ano me aproximei de técnicas que utilizam o nanquim e passei a trabalhar com aquarela em pasta durante uma disciplina do Curso de Design da Univates”, conta.O contato com aquarela o levou a descobrir uma técnica e estilo que o fascinaram: manchas. Para que a comunidade conheça ainda mais o trabalho de Josué, a recepção da Folha do Mate estará com a exposição ‘A Mancha’ a partir de segunda-feira. A mostra apresenta alguns dos mais recentes trabalhos do jovem, desenvolvidos na maioria para as disciplinas da faculdade. “Os visitantes poderão ver de pertinho o lindo efeito da aquarela com suas manchas coloridas, que formam desde objetos e rostos de pessoas, até animais. E também um pouco do nanquim e ilustrações a lápis”, convida.