Cartazes foram utilizados no Plenário Vicente Schuck da Câmara de Vereadores para reivindicar demanda na área esportiva. Moradores de Linha Harmonia da Costa cobraram a instalação de um alambrado no campo de futebol da equipe do Harmonia. A manifestação foi feita de forma silenciosa, apenas com relatos dos vereadores.
O primeiro a abordar a questão, durante o período de comunicações, foi o parlamentar Arnildo Camara (PTB), ao pedir que o pedido da comunidade seja atendido pelo prefeito Airton Artus. “Quando se faz um governo de quatro anos, a gente sabe que não se consegue atender tudo. Mas sete anos, pelo amor do céu, não atendeu a colocação de alambrado de uma única comunidade. Aí eu viro o chapéu para o prefeito.”
Ao complementar, o colega de partido Celso Krämer relatou que a reivindicação é uma promessa de campanha. “E a comunidade está aqui corajosa. Agricultores e trabalhadores cobrando seus direitos.”
Encaminhamentos
Já o líder de governo na Câmara, vereador Gerson Ruppenthal (PDT) afirmou que a mobilização é justa, porém, vê a postura do parlamentar Arnildo como de angústia e remorso. “Isso é normal, de uma pessoa que de 2005 a 2008 estava como chefe de gabinete e não conseguiu que esse alambrado em Harmonia da Costa se tornasse uma realidade.”
Segundo Gerson, em 2014 ele havia encaminhado um pedido a Fundação de Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul (Fundergs) para buscar recursos ao investimento na localidade, porém, ainda não teve resposta.
A presidente do Legislativo, vereadora Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) sugeriu que a Câmara seja parceira na implantação do alambrado. “Nós podemos devolver esse recurso ao Executivo, com a economia que vamos fazer, ali pela metade do ano, e quem sabe a gente não faz o alambrado de Harmonia da Costa. é minha contribuição e sugestão, se todos aprovarem. E eu acho que já podemos encaminhar.”