Com a prerrogativa que compete ao vereador, a parlamentar Helena da Rosa (PMDB) indicou nesta semana, ao Executivo, a criação do vale livros para estudantes da rede municipal de ensino de Venâncio Aires.
A sugestão é de que cada aluno receba um bônus para fazer a aquisição de livros durante as edições anuais da Feira do Livro. O documento foi protocolado nesta segunda-feira, 18, e conforme a vereadora se espelha no projeto do município vizinho, Mato Leitão que adotou o sistema recentemente durante a sua Feira.
“Como vereadora, por ser um projeto que desprende investimento financeiro do Município, não poderia apresentar esta ideia, então entro com a forma viável que compete a vereador, que é a indicação ao Executivo, solicitando que este adote aqui em Venâncio Aires também”, explica Helena.
Incentivo
Sgundo ela, que é formada em Letras e por isso com ligação direta com Biblioteca escolar, a medida seria uma forma de incentivar o gosto e o próprio investimento na leitura. “Levantamentos recentes apontam que desde 2007, o número de leitores em todo o país vem caindo e uma das causas pode justamente ser a falta de se despertar, ainda na criança, esse gosto e interesse pelos livros. Ainda muitas crianças são oriundas de uma família que não foi estimulada à leitura e, por consequência, acabam não tendo esse interesse também. Aí entra a importância de políticas públicas também nesse sentido”, destaca a vereadora.
Helena acredita que para este ano de 2014 não se tenha mais tempo hábil para o projeto, uma vez que a feira acontece já no início do próximo mês, mas acredita que para o próximo ano, o Executivo possa acolher esta sua iniciativa.
A reportagem esteve em contato com secretária de Educação, Rosange Lehmen de Moraes que antes de se manifestar prefere conhecer melhor a proposta e ver as viabilidades. “Eu preciso primeiro me apropriar dele pra opiniar. Mas tudo que vem sempre pra melhorar a educação é um bom projeto.”