A Secretaria Municipal de Educação de Venâncio Aires reuniu na manhã de sexta-feira, 29, diretores e vice-diretores das Escolas de Educação Infantis do município. Recebidos pelo secretário de Educação, Emerson Elói Henrique, pela coordenadora das Emeis, Miriam Beatriz Röhsler dos Santos e pela nutricionista Josiane Pacheco, foi apresentado ao grupo de educadores a proposta de formação para gestão à saúde e bem-estar.
Este encontro foi possibilitado após a Capital do Chimarrão ser uma das 20 cidades selecionadas, entre centenas de inscritos em todo o país, através de um concurso aberto pelo Ministério da Educação, Banco Santander, em parceria com o Instituto Avisalá, de São Paulo. A equipe pedagógica recebeu como premiação um curso de formação continuada durante três anos na área de educação infantil para que a equipe possa compartilhar os novos conhecimentos em rede.
Segundo Josiane, esta é a primeira etapa de encontros mensais que a equipe pedagógica colocará em prática durante o ano. O curso para gestores comporta dois eixos: ‘Brincar e Saúde/bem-estar’. Nesta sexta-feira, os professores tiveram como proposta a saúde e o bem-estar. Entre os objetivos esteve sensibilizar os educadores sobre a importância de lavar as mãos, compartilhar resultados esperados para a higiene das mãos e apresentar o roteiro do diagnóstico inicial.
Entre as teorias debatidas está a contaminação e a existência de micro-organismos patogênicos, sendo as mãos o principal veículo de transmissão de doenças. O secretário municipal de Educação, Emerson Elói Henrique lembrou que o município investe muito na estrutura da educação infantil, principalmente com as turmas de 0 a 5 anos. Para ele, “o incremento na qualificação pedagógica dos profissionais é muito importante e uma forma de reconhecimento para com o trabalho que já é realizado pelos nossos educadores”, destaca.