Hoje, a partir das 19h, nos pavilhões São Sebastião Mártir, os venâncio-airenses são convidados a participar da assembleia municipal para a votação nas prioridades do Programa de Participação Popular e Cidadã (PPC) do Governo do Estado 2013. O sistema é a antiga Consulta Popular. Todos os interessados da comunidade de Venâncio Aires podem comparecer. No encontro, serão apresentadas prioridades do município referentes à áreas como combate a violência no trânsito, desenvolvimento econômico, desenvolvimento rural, educação básica, profissional e técnica, educação superior, esporte, lazer e turismo, irrigação, meio ambiente e recursos hídricos, saúde, segurança pública e defesa civil. No total, serão eleitas dez demandas.

Neste ano, vai ser defendida a inclusão do PAC dos Frigoríficos. O projeto objetiva o asfaltamento de estradas aos quatro principais frigoríficos de Venâncio Aires que ficam nas localidades de Santa Emília, Linha Sapé, Estância Nova e Mariante.

Conforme havia informado o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) Vilmar de Oliveira, não é necessário levar documentos para a votação. Na assembleia, também será escolhidos os delegados municipais que representarão Venâncio na reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP). Segundo ele, a cada 30 nomes na lista de presença dá direito a um delegado.

ENCONTRO REGIONAL

 

Após a assembleia municipal, haverá encontro com todos os delegados eleitos de cada município que pertence ao Corede, que é o caso de Venâncio Aires. Nesta reunião, ainda sem data definida, serão apresentadas e defendidas demandas da região que deverão constar na cédula de votação da PPC. No entanto, os sistema ocorre nos dias 6 e 7 de agosto em todo o Rio Grande do Sul.

As prioridades mais votadas serão contempladas com os recursos previstos para a região e irão compor o Plano Orçamentário Anual do Estado, que será entregue no dia 15 de setembro para apreciação da Assembleia Legislativa. Mais de R$ 8,6 milhões estão previstos para serem rateados pelos municípios da região.