Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateEncontro vai debater o uso de charretes na zona urbana de Venâncio Aires
Encontro vai debater o uso de charretes na zona urbana de Venâncio Aires

A partir das 19h desta quarta-feira, 12, o Plenário Vicente Schuck, da Câmara de Vereadores, sedia audiência pública sobre a circulação de veículos de tração animal no centro e nos bairros de Venâncio Aires. A reunião, proposta pela vereadora Tata Haussen Oliveira (Rede Sustentabilidade), visa debater o assunto para a elaboração de um projeto de lei.

De acordo com a parlamentar, veterinários, representantes de entidades de defesa dos animais e a Organização Não Governamental (ONG) Planeta Vivo, de catadores de material reciclável, foram convidados para o debate.

“Temos confirmada a participação da deputada estadual Regina Becker Fortunati, que é uma ativista da causa animal há anos”, destaca.

Segundo Tata, a audiência também deve contar com a presença de integrantes do projeto Cavalo de Lata, de Santa Cruz do Sul, e da ONG Chicote Nunca Mais, de Porto Alegre – referência brasileira em atendimento a cavalos vítimas de maus-tratos -, que compartilharão suas experiências.

Nossa ideia é fazer uma construção coletiva. Convidamos toda a comunidade para que participe e engrandeça este debate.” Tata Haussen Oliveira, vereadora. 

A vereadora lembra que a ideia promover uma discussão que contemple todos os aspectos e setores ligados à circulação de veículos de tração animal. “Queremos coibir os maus-tratos a animais e fazer com que a cidade evolua, mas sempre pensando na função social dos catadores de material reciclável”, pontua.