Amanhã, 4, ocorre a volta às aulas nas escolas municipais de educação infantil (emeis) de Venâncio Aires. Para trazer motivação aos educadores, hoje pela manhã, no auditório do Colégio José de Oliveira Castilhos, houve palestra bem humorada com a especialista em saúde coletiva Vera Lucia Miranda da Rosa, que fez os profissionais refletirem sobre questões do cotidiano e o modo como encarram a vida. Lembrou que um simples sorriso é gratuito e pode fazer a diferença nesse momento de recepção às crianças.
Com base no tema ‘Viver, trabalhar e amar: Grandes significados da vida’, Vera Lucia defendeu que os educadores busquem estar bem consigo mesmo, porque isso reflete no outro. “Ser feliz é condição do hoje.” Ressaltou que as pessoas andam muito queixosas. “Se você perguntar a alguém como vai a vida, a maioria vai pensar em desgraça. Mas será que não há coisas boas?”
A profissional afirmou que as pessoas precisam apostar mais no brincar como forma de se tornarem melhores. “Adultos ou crianças, todos nós temos o nosso lado mais lúdico. Faz parte da vida. Precisamos aprender a brincar e a levar a vida com mais leveza, sobretudo na convivência com as crianças.”
A palestrante destacou que querer estar bem requer disciplina e esforço. “E para dar certo tem que ter significado. é preciso buscar intensidade e valorizar o que se faz.” Também sugeriu um novo olhar sobre o outro. “Um simples sorriso é de graça e pode trazer mais alegria aos que estão próximos de nós”, salientou a palestrante, que tem formação acadêmica em história natural, mestrado e especializações no Brasil e no exterior na área de saúde mental coletiva.
Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, a palestra teve o objetivo de integrar e desejar bom retorno ao trabalho para os cerca de 360 professores, agentes escolares, atendentes de serviços gerais e monitores da rede municipal de educação infantil. O recesso nas instituições de ensino teve início no final de dezembro.
Na volta às aulas, amanhã, são esperados cerca de 1.500 crianças de zero a cinco anos de idade nas Emeis da cidade, que estarão abertas desde as 6h30min. Já a partir das 12h, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, os pais poderão conferir a classificação dos inscritos que aguardam por novas vagas.
Emei Arco-íris
A única das 12 Emeis de Venâncio Aires em que as aulas não retornam nessa quinta-feira é a Arco-íris, do bairro Coronel Brito. Isso porque a instituição de ensino passou por obras durante as férias. As mesmas estão em conclusão e a escola receberá um mutirão de limpeza, quinta e sexta-feira, para que as aulas possam retornar na segunda-feira.
Obrigação do ensino aos 4 e 5 anos leva ao ingresso de mais de 500 novos alunos
Durante a abertura do início do ano letivo da rede municipal de educação infantil, o secretário da Educação, émerson Eloi Henrique, destacou o desfio de atender, em 2016, cerca de 500 novos alunos na pré-escola, que passa a ser obrigatória para crianças entre 4 e 5 anos. “Estamos fazendo um grande esforço e investimento para cumprir essa meta do Plano Nacional. Cerca de 280 dessas crianças são do interior e estamos atendendo com escola e transporte”, afirma o secretário.
Para atender essa nova demanda, explica que as escolas tiveram que passar por adequações estruturais, contratou-se 25 novos funcionários e se projeta até R$ 1,7 milhão de gastos a mais com o transporte escolar.
Além das 12 Emeis, menciona que o atendimento ocorrerá junto a escolas municipais de ensino fundamental (emefs) e também cita a importância da parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), pois houve a cessão de uso em seis instituições de ensino da rede estadual, onde o Município vai se responsabilizar pelos custos do atendimento aos alunos de 4 e 5 anos. Além disso, ressaltou que se pediu que o Estado mantenha o atendimento à educação infantil nas escolas estaduais Cristiano Bencke, de Centro Linha Brasil, e na Professora Helena Bohn. de Vila Teresinha, em função da dificuldade do Município arcar com o serviço nessas localidades.
émerson explicou que, para os alunos de 4 e 5 anos que serão atendidos nas emeis, o ano letivo inicia amanhã. Já no caso dos que serão atendidos nas emefs e escolas estaduais, as aulas começam em 22 de fevereiro, juntamente com o ano letivo dos demais alunos.
“Estamos estruturados para atender a demanda, porém algumas crianças ainda não tiveram a sua inscrição realizada, mas estamos dialogando com os pais e explicando que o ensino se tornou obrigatório nessa faixa etária”, menciona.
FóRUM DE EDUCAçãO
Durante o evento, o secretário da Educação confirmou a participação, pela primeira vez, dos profissionais da educação infantil no Fórum VIII Fórum Internacional de Educação e XII Fórum Nacional de Educação de Venâncio Aires. Em função disso, ressaltou a importância das compreensão dos pais dos alunos, pois não haverá atendimento nos dias 14 e 15 de abril junto às Emeis. “Nosso pedido é para que os pais se organizem para possibilitar a participação desses profissionais junto ao Fórum”, disse.
Este ano, o Fórum de Educação ocorre entre os dias 13 a 16 de abril. O tema e a PROGRAMAÇÃO serão divulgados durante o lançamento do evento, marcado para sexta-feira, às 9h, na Prefeitura. No ano passado, o destaque da PROGRAMAÇÃO foi palestra do médico, psiquiatra, psicoterapeuta, doutor em psicanálise, professor e escritor Augusto Cury, que falou sobre as emoções e relações saudáveis no contexto escolar.