A Semana da Pátria de Venâncio Aires, de 1º a 7 de setembro, terá escolas e entidades polo na área central e revezamento cívico rural pelas escolas dos oito distritos do interior em 2016. Novas definições foram tomadas durante reunião, na manhã de ontem, no auditório da secretaria de Educação.
Além disso, a Comissão organizadora também elegeu dos 63 desenhos enviados para o concurso do folder dois por categoria: anos iniciais, anos finais, EJA Ensino Fundamental e Ensino Médio. Agora, os oito selecionados irão para votação popular no site www.pmva.com.br a partir desta semana e apenas um por categoria será selecionado.
Uma extensa PROGRAMAÇÃO está sendo programada para a Semana da Pátria do município. Conforme a secretaria da Comissão organizadora, Andréia Cassuli, tudo inicia no dia 19 de agosto, às 16h, com a chegada do fogo simbólico. Apesar de ser conduzido, tradicionalmente, por atletas do posto Shell até a Praça Henrique Bender, neste ano, o trajeto de percurso será aumentado, ou seja, o fogo sairá do Posto Shell pela rua Osvaldo Aranha até a rua General Osório, onde deve ingressar na Tiradentes, retornando a Praça Henrique Bender.
Conforme Andréia, caso a praça ainda esteja passando em reforças, o fogo será recebido na Travessa São Sebastião Mártir. “Pensou-se em levá-lo um pouco mais adiante para que as pessoas que trabalham no comércio e circulem pelo centro possam participar deste momento que é tão importante”, destaca.
ABERTURA DA PROGRAMAÇÃOO início da PROGRAMAÇÃO cívica ocorrerá no dia 1º de setembro. Para a data uma extensa PROGRAMAÇÃO está sendo organizada na Travessa São Sebastião Mártir, a partir das 9h. Conforme Andréia, a Comissão optou por trazer à tona neste ano as etnias existentes no município. “Como vamos trabalhar com o tema ‘Salve, Venâncio Aires, belo recanto do Brasil’ a nível municipal, vamos trazer além das belezas turísticas, as etnias que também fazem parte da nossa história”, complementa.
Além disso, a representação de cada etnia fará uma breve apresentação de sua cultura. A intenção, também, é trazer uma patinadora venâncio-airense para conduzir o fogo simbólico com uma apresentação antes de acender a pira na Travessa São Sebastião Mártir.
Ao contrário de anos anteriores, neste ano, as escolas irão homenagear algo que remeta à Venâncio, podendo ser a rua ou o bairro na qual pertence. Na abertura da PROGRAMAÇÃO, será explanado o que cada educandário e entidade irá homenagear.
REVEZAMENTO PELO INTERIORInovando, as escolas estaduais e municipais irão receber o revezamento cívico do interior neste ano no dia 6 de setembro. Andréia explica que a chegada do fogo até as escolas será feito através de carros voluntários de integrantes da Comissão. A intenção é que uma centelha do fogo permaneça no educandário em uma pira confeccionada pelos próprios professores e alunos da escola. Um roteiro sobre o revezamento cívico no interior deve ser divulgado.