Os moradores do bairro Battisti iniciaram na última terça-feira, 11, o plantio e cultivo de uma horta comunitária ao lado do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) da localidade. A iniciativa faz parte do projeto Renovar, que visa melhorar a qualidade de vida da população do bairro em estado de vulnerabilidade social. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal da Habitação e Desenvolvimento Social, Alliance One Brasil e Comitê de Ação da Cidadania contra a Fome e a Miséria e pela Vida de Venâncio Aires.

No primeiro ato, os moradores capinaram a terra para preparar o plantio das 90 mudas de salsa e cebolinha verde ao terreno. A terra, adubo, mudas e ferramentas foram fornecidos pela empresa, enquanto a equipe do Cras será responsável por acompanhar o desenvolvimento dos temperos e o trabalho voluntário dos moradores. “A horta comunitária é uma ação que visa à inserção social, para demonstrar a essas pessoas a importância de sua força de trabalho”, analisa a secretária Claidir Neli Kerkhoff Trindade.

Para a secretária, o projeto visa mostrar aos moradores que é possível aplicar o trabalho desenvolvido na horta em suas residências. “Nossa meta é mostrar a eles que possuem condições de exercer uma atividade digna e contribuir com a própria alimentação”, frisa. As hortaliças produzidas serão consumidas pelos próprios moradores, nas refeições servidas diariamente pela unidade do bairro da Igreja Assembleia de Deus, comandada pelo pastor Jairo de Souza, que prepara almoços e os serve gratuitamente aos moradores vulneráveis do bairro.