Com informações de Claudio Froemming.
As dificuldades financeiras enfrentadas pelo Hospital de Passo do Sobrado, desde o início do ano, culminaram com o anúncio ontem do fechamento da casa de
saúde. O local que realizava cerca de 700 atendimentos por mês, entre ambulatoriais, encaminhamentos e consultas médicas, deve ser vendido ou então usado como clínica médica.
A interrupção do pagamento de incentivos por parte do governo do Estado e o valor insuficiente repassado em convênio pela Prefeitura para suprir as carências agravaram a situação. Mesmo com um empréstimo feito no início do ano, no valor de cerca de R$ 90 mil, que ainda vem sendo pago, e as demissões de 13 funcionários em março, as dificuldades de continuar com o funcionamento normal do local seguiram. “Os salários já estavam atrasando, tivemos que fazer empréstimos, e sendo assim, uma bola de neve estava se formando. Por isso decidimos fechar as portas antes que a dívida se tornasse fora de controle”, lamentou a administradora.
à Folha do Mate, a administradora do Hospital, Luana Louzado, confirmou o encerramento das atividades para o dia 30 de junho. Conforme Luana as dificuldades de manter a casa de saúde aberta vinham se arrastando há mais tempo, e a possibilidade de encerrar as atividades já vinha sendo considerada pela direção.
Desde abril, o Hospital operava como uma espécie de clínica. Além da suspensão das internações, apenas consultas particulares estavam disponíveis na unidade no período da manhã. à noite, funciona o Pronto-Atendimento, que também atende durante 24 horas nos finais de semana.
UBS será inaugurada para amenizar fechamento do Hospital de Passo do Sobrado
População lamenta fechamento do Hospital Passo do Sobrado
Segunda vez que o Hospital Passo do Sobrado fecha
Hospital de Boqueirão também tem atendimentos ameaçados
Hospital Monte Alverne sem interrupções
Atrasos aos hospitais serão pagos quando houver recursos financeiros
Agora, a direção do hospital já está em tratativas com empresários da região para vender o prédio. Caso haja o interesse de mais alguém na compra do prédio, poderá fazer contato com o diretor do hospital, Dr. Paulo Abrahão pelo telefone: 051-3730-1122. Luana Louzado concluiu destacando que enquanto o prédio não for vendido, vai continuar sendo usado como clínica médica.