O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) encerrou a sexta-feira, 17, com uma grande notícia para a instituição: foi oficializada a acreditação e o hospital receberá um certificado atestando a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. A informação foi confirmada pelo administrador da casa de saúde, Luís Fernando Siqueira.
No início deste mês, o HSSM passou por dois dias de avaliação e, para ser considerado acreditado (nível um de três), precisava comprovar os padrões definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Na prática, teve que padronizar diversos requisitos importantes, principalmente no que diz respeito aos processos internos de comunicação relativos ao paciente.
Com a acreditação, o hospital de Venâncio entra em um seleto grupo, pois apenas 8% dos hospitais gaúchos já conseguiram esse certificado. Na região dos Vales, o HSSM é o quarto a ter a acreditação. O Hospital Santa Cruz é nível 1 (o mesmo conquistado pela instituição de Venâncio), o Hospital Estrela é acreditado nível 2 (pleno) e o Hospital Bruno Born, de Lajeado, tem a certificação de excelência, que é o nível 3.
LEIA MAIS: