O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) vai começar esta semana uma campanha interna para reforçar a importância de manter as mãos limpas, especialmente no ambiente hospitalar. As atividades estão previstas para ter início no dia 26 de junho e vão acontecer com as equipes em cada setor da instituição, prolongando-se até o mês de setembro.

Para colaborar com o trabalho, estão espalhados pela instituição materiais informativos e pontos com álcool gel. Além de ter como público-alvo os funcionários e médicos, a campanha visa abranger também os pacientes e familiares.

Gerson Ulsenheimer, enfermeiro responsável pelo controle de infecções e coordenador de hotelaria do hospital, destaca que a higienização com água e sabão ou com álcool gel evita a transmissão de micro-organismos e protege os pacientes de infecções, além de prevenir doenças.

Kit higiene

Desde a segunda quinzena de abril, o HSSM está distribuindo para os pacientes um kit higiene. Por enquanto, o projeto está em fase experimental e abrange apenas convênios e particulares. O objetivo é ampliar em breve o serviço para as internações do Sistema único de Saúde (SUS).

Gerson explica que, atualmente, as pessoas hospitalizadas pelo SUS recebem sabonete, escova e pasta de dente quando não possuem. Ele comenta que a distribuição dos kits tem sido avaliada de forma positiva. “Acaba sendo um diferencial para os pacientes”, afirma.

Quando é fundamental higienizar as mãos no ambiente hospitalar

– Antes do contato com pessoas internadas- Antes da realização de procedimentos

– Depois do contato com pacientes- Após a exposição a fluidos corporais- Depois do contato com áreas próximas ao paciente