Venâncio Aires se mantém entre as 30 principais economias do Rio Grande do Sul. A afirmação vai de encontro com a lista do índice provisório do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) divulgada pela Secretaria Estadual da Fazenda.

O índice aponta que haverá um crescimento de 3,9% na participação nos recursos repassados pelo Estado para Venâncio Aires, em 2017. O desempenho garantiu que a Capital do Chimarrão subisse uma posição no ranking estadual, de 30 para 29. Em recursos, isso pode representar mais de R$ 1,5 milhão a mais para os cofres do Município. Do total de arrecadação do ICMS, 25% é destinado aos municípios de acordo com coeficiente individual. No caso de Venâncio, o índice provisório de participação no bolo estadual é 0,553557. A partir de agora os municípios que não concordarem com os dados divulgados têm até o dia 28 de julho para apresentarem recursos.

Para a secretária municipal da Fazenda, Fabiana Keller, apesar do crescimento ter ficado pouco abaixo do que se queria, a avaliação é positiva e mostra que a cidade continua entre as principais economias do Estado, enquanto muitas cidades tiveram índices negativos. Segundo ela, a secretaria da Fazenda irá recorrer para buscar melhorar ainda mais o índice que será o norteador principal para elaborar e projetar o orçamento do Município para o próximo ano. A titular da Fazenda Municipal destaca que o bom desempenho vai ao encontro do trabalho de correção de informações e fiscalização das empresas, especialmente do combate à sonegação realizado pela Prefeitura.Na região, Venâncio teve um dos melhores desempenhos, ficando atrás, apenas, de Mato Leitão que terá um crescimento de 4,4%. No topo da lista do Estado continua Porto Alegre e Canoas, respectivamente, como as principais economias gaúchas.