O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) passa por um momento de contenção de despesas, mas como afirma o diretor Cristian Oliveira da Conceição está descartada a suspensão dos projetos desenvolvidos pela instituição de ensino, como chegou a ser comentado nas redes sociais no decorrer desta semana.

De acordo com Conceição, o instituto tem recebido menos recursos do governo federal em função de, até então, o orçamento da União não ter sido aprovado. Até que seja publicada a lei orçamentária deste ano, o IFSul vai receber por mês o valor de 1/18 (um dezoito avos) do seu orçamento, ao invés de 1/12 (um doze avos).

Apesar da situação, Conceição diz que nenhum projeto de extensão vai deixar de ser desenvolvido. No entanto, o instituto tem tomado providências para economizar.

Segundo o diretor, tem-se procurado diminuir os gastos com energia elétrica e viagens, por exemplo. “Algumas reuniões estão sendo realizadas por videoconferência para economizar com o transporte”, exemplifica.

A contenção de gastos também ocorre em função da já levantada possibilidade de corte de até 30% nos recursos repassados aos institutos federais.