O IFSul participa nesta semana da 13ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. O câmpus Venâncio Aires é representado pelas ex-alunas Patrícia Jaqueline Stahl e Vitória Schwingel com o projeto TIMQUA: Tecnologias e Inovações para Melhoramento da Qualidade dos Ambientes Escolares, orientado pelos professores Cristian Oliveira da Conceição e Fábio Lorenzi da Silva.
O projeto consiste no desenvolvimento de uma aplicação, utilizando linguagem de PROGRAMAÇÃO Java, que tem por objetivo melhorar os estudos sobre qualidade de vida no ambiente escolar. Esta obtém as informações dos sensores das variáveis dos ambientes escolares do câmpus, em tempo real, e as disponibiliza ao usuário de forma inovadora e intuitiva. O projeto é desenvolvido há mais de dois anos e conta com recursos (bolsas de iniciação científica) oriundos da Pró-reitoria de Pesquisa (PROPESP do IFSul).
A feira é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza, na Universidade de São Paulo, uma grande mostra de projetos incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.
Desde 2003, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas que juntos mostram à sociedade brasileira que aprendem a aprender, que podem querer e que podem fazer.