O Campus Venâncio Aires do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) vai eleger um novo diretor-geral para o ano de 2016. As inscrições iniciaram ontem e ocorrem até amanhã, das 9h às 12h e das 14h às 17h, junto à instituição de ensino.
Segundo o edital referente ao processo eleitoral, que está disponível no site do campus Venâncio Aires, poderão candidatar-se ao cargo os servidores ocupantes de cargo efetivo da carreira docente ou de cargo efetivo de nível superior da carreira dos técnico-administrativos do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, desde que possuam o mínimo cinco anos de efetivo exercício em instituição federal de educação profissional e tecnológica.
Para ocupar o cargo é necessário que os candidatos se enquadrem em pelo menos uma das seguintes situações: I – preencher os requisitos exigidos para a candidatura ao cargo de Reitor do Instituto Federal, conforme Art. 12 da lei 11.892; II – possuir o mínimo de dois anos de exercício em cargo ou função de gestão na instituição; ou III- ter concluído, com aproveitamento, curso de formação para o exercício de cargo ou função de gestão em instituições da administração pública.
Encerrado o período de inscrições, a Comissão de Organização Eleitoral (COE) Local divulgará a relação das inscrições dos candidatos, cabendo recurso à COE, a ser protocolado no Gabinete da Direção-Geral do Campus Venâncio Aires até as 15h da quinta-feira, 23. O resultado dos recursos, se houver, e a homologação dos candidatos serão divulgados até às 19h do dia 23.
PRIMEIRA ELEIçãO
Esta será a primeira vez que o IFSul de Venâncio Aires passará por um processo eleitoral. Nos cinco primeiros anos de funcionamento de um campus é permitido que a definição do diretor se dê por indicação. A partir disso, é necessária a realização de eleição. é o caso da unidade local, que completou cinco anos em 13 de maio.
Trata-se de uma eleição ‘tampão’, pois o mandato do eleito se estende apenas até o fim do ano, quando haverá a escolha do reitor da instituição de ensino e de novos diretores em todos os campi, para mandato de quatro anos.
No IFSul de Venâncio Aires, a realização de nova eleição no fim do ano visa ‘emparelhar’ os processos eleitorais, para que a escolha do diretor do campus local ocorra sempre no mesmo período que os demais campi do Instituto.Para o pleito de julho, o atual diretor do campus local, Cristian Oliveira da Conceição, já confirmou que será candidato.
CALENDáRIO DAS ELEIçõES
Amanhã, 22/6: Encerramento das inscrições23/6: Recurso e homologação dos candidatos27/6: Início da campanha eleitoral29/6: Debate entre os candidatos1/7: Encerramento da campanha eleitoral6/7: Eleições e apuração dos votos7/7: Recurso e homologação do resultado final3/8: Segundo turno (Se nenhum candidato alcançar o percentual de 50% na primeira votação)4/8: Recurso e homologação do segundo turno