Nesta sexta-feira, 25, diferentes categorias realizam, por todo o País, atividades para marcar o “Dia Nacional de Lutas, Mobilizações e Paralisações”, por mais direitos e empregos. A pauta da mobilização é: nenhum direito a menos na reforma da Previdência, contra a reforma trabalhista que retira direitos, menos juros, mais empregos e em defesa da saúde e da educação.
Em alusão à data, os servidores do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires decidiram promover aula pública, hoje, a partir das 13h30min, no auditório do campus. Professor de ciência política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Benedito Tadeu César vai abordar o tema “A PEC 241/55 no quadro da crise global”. A atividade é aberta ao público em geral. Apesar da mobilização à tarde, a instituição de ensino não paralisa neste dia e as aulas ocorrem de modo normal nos turnos da manhã e noite.
ATO SINDICAL
Em Santa Cruz do Sul, o Dia Nacional de Lutas será marcado por ato marcado para as 9h na Praça Getúlio Vargas, organizado por diferentes categorias. Além disso, o 18º Núcleo do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) promove aula pública, às 10h, na Escola Estadual Willy Carlos Fröhlich, o Polivalente, com o professor da Ufrgs, Rodrigo Lages e Silva.
O Cpers convocou os educadores e educadoras a se unirem as mobilizações como forma de protesto contra o pacote anunciado pelo governo Sartori e os projetos do governo Temer, como a PEC 55. Apesar da convocação, nenhuma escola estadual da rede urbana de Venâncio Aires tinha previsão de paralisar as atividades hoje.