O campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires projeta para 2017 a implantação do curso de especialização ‘Desafios da Educação na Contemporaneidade: Educar pela Pesquisa’. Diretor da instituição de ensino, Cristian Oliveira da Conceição diz que a oferta da formação no próximo ano é tida como “quase certa”.
Ele afirma que devem ser oferecidas 30 vagas e, para participar, será necessário possuir graduação. Com duração estimada de 14 meses, o curso está previsto para ocorrer nas sextas-feiras à noite e na manhãs e tardes de sábado. O intuito é fomentar a pesquisa em sala de aula, prática comum no IFSul.
ENSINO SUPERIOR
Enquanto a oferta do curso de especialização é tida como quase certa, a implantação do primeiro curso superior do campus segue como uma incógnita. A previsão era de que o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas iniciasse no primeiro semestre de 2017, mas o sonho pode ser adiado em função da dificuldade de obter até o ano que vem a estrutura física exigida para comportar o nível superior.
O campus busca a construção de mais um bloco de 1044 metros quadrados, que contaria com salas de aula, uma biblioteca mais ampla e salas de estudo. O impasse para tirar a obra do papel já dura mais de três anos. Já foram realizados dois processos licitatórios, mas as empresas que saíram vencedoras acabaram por desistir de realizar o serviço e não há previsão de realizar uma nova licitação.
Segundo Conceição, outra demanda do campus é a construção de um ginásio. Há tratativas em curso para que a obra possa sair do papel em breve, no entanto, o diretor afirma que a verba buscada, se obtida, vai permitir a construção de uma quadra de porte menor comparada ao projeto inicial previsto.