ArquivoCampus de Venâncio Aires passará por dos processos eleitorais para escolha de diretor no decorrer do ano
Campus de Venâncio Aires passará por dos processos eleitorais para escolha de diretor no decorrer do ano

O campus do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) de Venâncio Aires passará por suas primeiras eleições neste ano. Segundo o diretor Cristian Oliveira da Conceição, trabalha-se, atualmente, para eleger uma comissão eleitoral, composta por três representantes do corpo docente, três técnico-administrativos e três discentes.Conceição explica que as inscrições de servidores para compor a comissão eleitoral ocorre de 18 a 20 de abril, já a eleição dos mesmos está marcada para o dia 4 de maio. Concluída essa etapa, será encaminhado o processo eleitoral.

De acordo com o atual diretor, haverão dois processos eleitorais no ano. O primeiro ocorre em função de que o prazo máximo para um novo campus contar com diretor indicado é de cinco anos, que serão completados pelo IFSul de Venâncio Aires em 13 de maio. Após isso, é preciso haver eleição.

No entanto, explica, essa eleição terá caráter provisório e o eleito terá mandato de cerca de seis meses, entre julho e dezembro. No fim do ano, menciona que haverá eleição para reitor do IFSul e também para diretores dos demais campi, o que inclui o campus de Venâncio Aires. Dessa vez, para mandato de quatro anos. Ressalta que a realização de uma segunda eleição no fim do ano visa “emparelhar” os processos eleitorais para que eles ocorram sempre no mesmo período.

Conceição afirma que a tendência é que ele seja o candidato único no processo eleitoral previsto junho, no entanto, o atual diretor não confirma se irá concorrer nas eleições previstas para outubro.