Igreja Matriz é uma das 10 igrejas escolhidas na diocese para sediar a celebração. (Foto: Luana Schweikart)
Igreja Matriz é uma das 10 igrejas escolhidas na diocese para sediar a celebração. (Foto: Luana Schweikart)

Nesta quinta-feira, 23, às 19h30min, na Igreja Matriz São Sebastião Mártir, além da missa de Ação de Graças em agradecimento à 149ª Festa de São Sebastião Mártir, ocorre um momento especial para as paróquias da região. É a abertura do ano santo de Venâncio Aires. Devem participar todas as paróquias da comarca de Venâncio Aires, que abrange a paróquia de Vila Arlindo, Vila Palanque, Linha Brasil, Estância Nova e Mato Leitão. Antes da missa, em uma pequena caminhada, voluntários da Festa do Bastião e demais pessoas sairão do Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir em direção à Igreja Matriz.

O padre responsável pela Paróquia Católica São Sebastião Mártir, Roque Hammes, explica que a celebração ocorre a cada 25 anos, no jubileu do nascimento de Jesus Cristo. Este ano, com o tema ‘Peregrinos de esperança’, o momento se une ao encerramento da festa e significa um novo tempo para as paróquias e a igreja. A missa será presidida por Hammes, mas deve contar também com a presença de demais padres da comarca, equipe de liturgia, de animação e diáconos.

O pároco acrescenta que um grande número de pessoas é esperado. Na Diocese de Santa Cruz do Sul, formada por 50 paróquias, apenas 10 igrejas foram escolhidas para receber a celebração de aberturas do ano santo.

Porta santa

• A celebração também é chamada de ‘abertura da porta santa’. O pároco Roque Hammes esclarece que o termo não é utilizado de forma local, pois se refere ao Vaticano, quando basílicas abrem as suas portas somente a cada 25 anos, nos anos de jubileu. “Não temos como fazer isso, a porta pelo qual entramos na igreja é um espaço de purificação, de nos sentirmos próximos de Deus.”
• Além disso, os tipos de indulgências – a busca pelo perdão dos pecados – são evidenciados, principalmente o ato de levar ajuda aos necessitados. “Fazer visitas, rezar, ajudar e entender que somos irmãos. É um convite não só para purificação, mas abrir o coração para esquecer as mágoas.”
• Em 24 de dezembro o papa Francisco abriu a porta santa em Roma, e em 29 de dezembro, os bispos realizaram a celebração abrindo as portas santas nas catedrais.