Igreja Matriz retoma missas presenciais neste sábado

-

A Paróquia São Sebastião Mártir retoma as missas com a presença de fiéis neste sábado. Medidas de higienização e sanitização foram divulgadas em nota pela paróquia nesta semana. No entanto, assim como já ocorre em outros templos religiosos de Venâncio Aires, as celebrações ocorrerão apenas com 25% da capacidade total de público.

De acordo com o pároco Rodrigo Hillesheim, as missas serão realizadas, apenas, em dois horários. Segundo ele, como a igreja tem capacidade máxima para pouco mais de mil pessoas, as missas serão realizadas com a presença de cerca de 120 cristãos. Para participar, é preciso se inscrever na secretaria da casa paroquial, inicialmente para dois horários: no sábado, às 18h, e no domingo, às 8h30min. A inscrição pode ser feita por telefone 3741-1501.

A Eucaristia será distribuída exclusivamente na mão, depois de higienizada com álcool gel e na distância estabelecida nas marcações. A Paróquia também orienta sobre o uso da máscara durante as celebrações e da importância de pessoas pertencentes ao grupo de risco seguir acompanhando as missas pelo rádio ou através das transmissões ao vivo, pelo Facebook.

Com a retomada, o Conselho Administrativo da Paróquia irá acompanhar as missas para garantir a segurança de todos os presentes. “Primeiro vamos iniciar na igreja matriz em horários reduzidos, depois vamos expandindo de acordo com a experiência positiva e segurança das pessoas, vamos abrir para comunidades maiores”, complementa.

A fiscal de posturas e coordenadora técnica da Secretaria Municipal da Fazenda, Daniele Mohr, explica que as orientações de nível municipal referente às missas serão conforme estabelecido em decreto estadual. Ela informou que há alguns dias mantém contato com a Paróquia São Sebastião Mártir para a retomada das missas e que o Município acompanha outras celebrações que já estão sendo realizadas, como forma de orientar os participantes. “A fiscalização segue vistoriando e orientado esses locais a cerca das medidas necessárias”, destaca. No caso da igreja matriz, ela explica que será feita uma exigência de que as pessoas que não sejam da mesma família fiquem a dois metros de distância uma da outra, além disso, todas as superfícies devem ser higienizadas antes e depois das missas, o álcool gel deve estar disponível para a população e a população deve manter o uso da máscara.

Panorama das igrejas

Algumas igrejas ligadas ao Conselho de Ministros e Pastores de Venâncio Aires (Compev) já estão em funcionamento há algumas semanas. De acordo com o presidente da Compev, Jeferson Schultz, dos 11 ministérios ligados à entidade no município, sete estão realizando celebrações com todas as medidas de prevenção. Ele explica que cada ministério, com a flexibilização do decreto estadual, avaliou a sua realidade, condições e cuidados. “Alguns seguem somente via redes sociais, outros presenciais, com a observância de cada item do decreto”, pontua. Schultz lembra que grupos de risco e, em alguns casos, até mesmo as crianças, não podem participar das celebrações. Em alguns casos, foram disponibilizados mais horários para conseguir atender a todos evangélicos.

Na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), segundo o pastor Ivário Fries, os cuidados ainda seguem sendo tomados e não há previsão de retorno dos cultos no momento. “Vamos retomar assim que tivermos condições seguras. Nós nos deixamos determinar pelo Conselho Nacional da Igreja. Quando eles falarem que sim, iremos voltar. Ainda não sabemos como limitar a presença das pessoas, é difícil limitar somente 25%. E se vier 30%, o que faremos com os demais?”, indaga. O pastor reforça que assim que tudo for normalizado, as atividades pendentes serão remarcadas. “Nenhuma criança ficará sem receber a bênção do Batismo e nenhum jovem ficará sem receber a bênção de Confirmação”, garante.

Luteranos

  • Muitas celebrações, como batismos, assembleias de comunidade, festas/quermesses e confirmações, ficarão para depois da pandemia na Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB), mas a fé não ficou de lado.
  • Conforme o pastor Ivário Fries, a tecnologia foi uma aliada neste momento onde o contato físico e as aglomerações não são permitidas. A Comunidade Evangélica adotou o sistema de comunicação com seus fiéis através do WhatsApp. “Mandamos mensagens diárias a quem tem acesso, além de continuar o nosso tradicional programa Hora Evangélica, no programa Impulsos para a Vida”, destaca.
  • Além disso, o pastor destaca que mensagens de fé também são transmitidas através da publicação semanal da igreja, na Folha do Mate. No entanto, é o fato de fazer ligações para alguns evangélicos que chama atenção, “muitas pessoas também nos telefonam para dialogar e, assim aproveitamos todos os meios ao nosso alcance, sem o contato presencial”, conta.
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido