Em homenagem ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado no dia 21 de março, a Organização Não Governamental (ONG) Alphorria participou, nesta semana, do Seminário Internacional pela Igualdade Racial, em Porto Alegre. 

O evento foi idealizado e organizado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Escola Superior de Advocacia (ESA) e Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto. Representando a ONG participou do Seminário a diretora do Departamento de Formação e assessora jurídica da entidade, Ana Lúcia Landim. 

Foto: Arquivo pessoal / Divulgação Diretora do Departamento de Formação da ONG Alphorria, Ana Lúcia Landim, representou a entidade durante o Seminário Internacional pela Igualdade Racial
Diretora do Departamento de Formação da ONG Alphorria, Ana Lúcia Landim, representou a entidade durante o Seminário Internacional pela Igualdade Racial

Para a participante, todos os temas abordados são de extrema relevância, tornando o encontro produtivo para todos os advogados, acadêmicos e o público em geral presente. Ana Lúcia também explica que o crime de racismo não discrimina somente o indivíduo, mas toda a integridade de uma raça. “Portanto, o coletivo que deve ser trabalhado. é sempre muito importante participar destes eventos para o fortalecimento como movimento da cultura e união de esforço”, observa. 

Para a diretoria do Departamento de Formação da ONG, um diferencial do evento foi a iniciativa, por parte da OAB/RS, em realizá-lo. “Isso demonstra um novo olhar para as questões da igualdade racial e mais respaldo para o enfrentamento ao racismo institucional”, explica. 

Nesse sentindo, Ana Lúcia destaca que a entidade entende “que não pode mais haver trégua nesta luta.” No evento foi enfatizado que, somente através da educação poderão ser alterados padrões enraizados para, assim, produzir ações governamentais comprometidas com a igualdade racial. “Isso só vem confirmar que estamos no caminho certo. O trabalho com a educação é intenso, é constante e prioridade para nós”, enfatiza.