A imagem publicada na página 12 da edição de ontem da Folha do Mate – e também compartilhada nas plataformas digitais do veículo de comunicação -, na qual estão o ex-vereador do PDT, Nery da Silveira, e o secretário de Habitação e Desenvolvimento Social, Arnildo Camara (PTB), repercutiu nas redes sociais. Agentes políticos e vários usuários do Facebook, por exemplo, criticaram que a foto tenha sido captada no interior da pasta, já que o ato registrado seria a filiação do ex-pedetista ao partido do secretário.
Em seu perfil, a Juventude do PDT, partido que administrou Venâncio Aires até 31 de dezembro do ano passado, foi enfática: “Ato partidário em horário de trabalho, dentro de um prédio público, essa é a nova história”, dizia a postagem, claramente uma ironia ao jingle de campanha do prefeito eleito Giovane Wickert (PSB), que prometia à população “escrever uma nova história”. A manifestação da Juventude pedetista foi ainda mais longe: “Valeu Nery pela estadia no PDT, esperamos que em seu novo partido tenha o espaço que não teve no PDT e no governo. #SQN #oportunista # boquinha”, afirmava a publicação.
Presidente da Juventude do PDT, o vereador Tiago Quintana comentou ontem que não é contra as filiações de novos membros a diferentes partidos e que cada agente político tem liberdade para suas escolhas, mas salientou que Nery e Arnildo deveriam ter escolhido um local apropriado para o ato de assinatura de ficha. “Ninguém cometeu crime, até porque não houve prejuízo ao Município, mas é imoral o que aconteceu, porque precisamos separar o público do privado”, disse. Sobre a saída do ex-vereador da sigla, declarou que “a decisão cabe a ele e espero que tenha muito sucesso na nova caminhada que vai trilhar”.
“Foi um faz de conta, porque nem estou filiado ainda”
Ontem, Nery da Silveira confirmou que a repercussão da imagem foi além do que imaginava. Ele, no entanto, acredita que as manifestações estão sendo exageradas, pois o que queria com a foto ao lado do secretário era apenas informar que sairia do PDT para engrossar as fileiras petebistas. “Foi um faz de conta, porque nem estou filiado ainda. Vou assinar ficha, de verdade, na quinta-feira, em uma reunião na casa do Celso (Krämer, vice-prefeito e presidente municipal do PTB), que contará com a participação do deputado estadual Marcelo Moraes. Eu não vou dar bola para polêmica na internet”, contra-atacou.
Em relação à sua saída do PDT, Nery da Silveira argumentou que o partido “não soube valorizar o suplente de vereador que tinha, que ia para sol e para a chuva cuidar de paradas de ônibus para que outros suplentes tivessem oportunidades na Câmara de Vereadores”. Ele também afirmou que sua relação com o PDT começou a enfraquecer quando foi questionado sobre votar contra o projeto do IPTU enviado pelo Executivo, na época comandado pelo seu partido, ao Legislativo. “Eu tinha que votar pensando na população, não atendendo à vontade do prefeito. Imagina se tivesse passado este projeto, como estaria a atual Administração?”, questionou ele, acrescentando: “Estou tranquilo com a minha consciência”.
DESCUIDO – O secretário Arnildo Camara admitiu ontem que a situação “foi um descuido” e que a passagem de Nery da Silveira pela pasta era apenas uma visita de cortesia. “Eu nem me toquei, foi tão rápido que nem me dei conta. O Nery não demorou nem dois minutos na minha sala”, afirmou. O secretário também afirmou que o ex-vereador do PDT ainda não está oficialmente no PTB, e que um ato de filiação ocorrerá nesta quinta-feira. “Erramos, mas não prejudicamos o Município, foi um atropelo”, complementou ele.
PREFEITURA – A Prefeitura, por meio de sua assessoria de imprensa, informou ontem que, apesar de a imagem ter sido captada nas dependências da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, o ex-vereador Nery da Silveira não assinou a ficha de filiação ao PTB. A foto teria sido simbólica, uma vez que o próprio Nery estaria ansioso para informar a mudança de partido.
