A caminhada iniciada no dia 26 de dezembro de 2016, com o envio da imagem, das bandeiras e da relíquia, chega ao fim nesta quarta-feira, 18, às 20h, quando o padroeiro será recepcionado pela comunidade São Francisco Xavier do bairro São Francisco Xavier, de forma conjunta com as comunidades Santo Antônio do bairro Santa Tecla e Santa Cecília do bairro União. Nesta quinta-feira, 19, às 19h, em procissão motorizada que sairá da comunidade São Francisco Xavier e seguirá pelas ruas da cidade, a imagem será levada de volta à igreja matriz, onde às 20h, será celebrada a missa de abertura da 141ª Festa de São Sebastião Mártir.
O costume da peregrinação da imagem de São Sebastião Mártir pelas comunidades, conforme consta no livro tombo da paróquia, se iniciou em 1977 com o objetivo de divulgar a festa, integrar as comunidades e aproximar os casais festeiros do povo. Além destes três objetivos, o pároco João Alberto Konzen, frisa que a peregrinação tem uma missa evangelizadora, tendo a cada ano um lema escolhido no Conselho Paroquial de Evangelização, que perpassa toda a festa (Trezena, visita das bandeiras, peregrinação e celebrações dos dias da festa). Para esta edição dos festejos, o lema é ´Misericórdia e perdão, com a intercessão de São Sebastião`.
O padre Beto traz presente ainda um terceiro objetivo que veio agregar outro valor, que é a peregrinação como uma verdadeira missão popular a cada ano que passa, com destaque para a presença da juventude, da animação chegando a mais de 20 instrumentos musicais, a alegria que a todos contagia; e, a confraternização e partilha do alimento ao final de cada peregrinação. “é o testemunho de vida cristã do jovem mártir Sebastião que inspira, encoraja e anima nosso povo a seguir Jesus Cristo”, prega.