As pessoas que estão em débito no comércio do município têm ainda este mês para renegociar as dívidas. Por meio da campanha da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), foram enviadas cartas para os venâncio-airenses convidando-os para que dirijam-se até os estabelecimento para o acerto dos valores.

Segundo números da Caciva, o objetivo é alcançar os 6.711 clientes para recuperem o crédito. A proposta da campanha veio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre. 

A partir do momento em que a dívida é quitada, é gerado um novo contrato e o nome da pessoa é retirado, de forma automática, do SPC. Caso a pessoa não acerte o valor na empresa, o nome permanece no sistema por cinco anos a partir da data do débito. A gerente administrativa da Caciva, Lisete Stertz, diz que mesmo aquelas empresas que não aderiram pela iniciativa também acabam sendo beneficiadas. Como o Natal é a data mais forte para o comércio, os clientes podem pagar as dívidas e comprar os presentes.