Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateSítio arqueológico de São Miguel Arcanjo
Sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo

Um grupo da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), liderado pelo coordenador Flávio Antônio Rodrigues e vice Margarete Capellari Hammes, visitaram as Missões, neste sábado, 4, com o objetivo de incentivo cultural. Recepcionados na Praça Pinheiro Machado, em Santo ângelo, pela guia Regional, Inês Fraton Koren, o grupo conheceu, na parte da manhã, o centro histórico de da cidade, janelas arqueológicas Catedral Angelopolitana, museu municipal, monumento ao índio e Memorial Coluna Prestes. à tarde, os tradicionalistas visitaram o Santuário do Caaró e o Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões. Todos os locais históricos foram acompanhados de relatos pela guia de turismo. No patrimônio Mundial da Humanidade, os visitantes conheceram o museu de estatuária Missioneira com imagens feitas por padres jesuítas e índios Guaranis, durante o século XVII e XVIII. Para encerrar a visitação, o grupo pôde assistir ao espetáculo Som e Luz com 48 minutos de duração, que conta a história da revolução guaranítica.

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateGrupo iniciou a viagem cultural em Santo ângelo
Grupo iniciou a viagem cultural em Santo ângelo

Segundo Rodrigues, a viagem patrocinada pela 24ª Região Tradicionalista teve por objetivo levar os integrantes a conhecer de perto um pouco da história dos primórdios, e promover o incentivo cultural. Na delegação, representantes dos CTGs, Sentinela da Tradição (Muçum), Tropilha Farrapa (Lajeado), Raízes do Sul (Lajeado), Anita Garibaldi (Encantado), Querência da Mata (Mato Leitão). De Venâncio Aires, o DTG Piazito da Tradição, CPF Terra de Um Povo, Chaleira Preta, Piquete Machry e integrantes da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA). Segundo, a vice-coordenadora, um ‘momento cultural’, será apresentado, em forma de vídeo, durante Encontro Regional de Patrões, a fim de contextualizar um pouco da história dos Sete Povos das Missões. 

Ainda, acompanharam a delegação a coordenadora de cultura da Capital do Chimarrão, Luce Carmen Mayer e a coordenadora cultural da 24ª RT, Claudia Camilo.