As entidades representativas do setor rural de Venâncio Aires estão mobilizadas com a chegada da edição de 30 anos da Fenachim. A principal meta é incentivar a
participação das agroindústrias familiares no espaço de agricultura da festa.
Na terça-feira, 15, o assunto foi pauta de reunião no Parque do Chimarrão, entre representantes da Secretaria Municipal da Agricultura, Emater-RS/Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural, Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) e Associação dos Piscicultores de Venâncio Aires (Apiva) e o coordenador agroindustrial da Fenachim, o engenheiro agrônomo Fernando Heissler.
As inscrições para os interessados já estão abertas e podem ser feitas no escritório da Emater-RS/Ascar de Venâncio Aires, aos cuidados da engenheira agrônoma Djeimi Janisch. O período deve se estender até o preenchimento total das inscrições. São 21 espaços de exposição disponíveis para até 30 agroindústrias, além da área voltada especialmente aos viveiristas.
Os expositores serão alocados no tradicional pavilhão agropecuário, na parte baixa do Parque, com a possibilidade de instalação de um lonão junto à área construída para ampliar o número de participantes. As entidades também possuirão espaços institucionais no local.
Heissler destaca que a prioridade é a participação de empreendimentos em atividade no ramo em Venâncio Aires. A presença de expositores de fora do município no espaço voltado à agricultura será permitida somente em nichos não preenchidos pelas agroindústrias familiares de Venâncio Aires, como sucos e queijos. O coordenador destaca que esta é também uma forma de apresentar novos ramos a serem explorados aos produtores locais, incentivando a diversificação no meio rural.